Frente fria se forma no Sul do Brasil na próxima semana

03/09/2020 às 18:17
por Joao Basso

Oferecimento
Um forte baixa pressão atmosférica deve causar a formação de uma nova frente fria, que provoca temporais, especialmente no Rio Grande do Sul

Um cavado atmosférico ainda provoca temporais na segunda (07) e na terça-feira (08) entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Logo após o feriado, um novo sistema de baixa pressão forte deve se formar na próxima semana e causar mudanças no tempo, entre a quarta (09) e a sexta-feira (11), nas Regiões Sul e Sudeste do país. Na quarta-feira (09) áreas de instabilidades, formadas por um cavado atmosférico, provocam temporais e volumes elevados de chuva no Rio Grande do Sul e a faixa sudeste de Santa Catarina.

 

Intensificação do sistema

 

O cavado se intensifica até o final do dia e uma área de baixa pressão atmosférica forte se forma no sul da costa do Rio Grande do Sul, causando ventos fortes na madrugada e manhã da quinta-feira (10). As rajadas devem variar entre 50 e 70 km/h nas Serras Gaúcha e Catarinense, no litoral sul e norte Gaúcho e no litoral sul Catarinense. A medida que o sistema ganha força, uma frente fria se associa ao sistema ainda na quinta-feira e os ventos se intensificam e abrangendo mais áreas da Região Sul do Brasil. Rajadas de vento moderadas, variando entre 30 e 50 km/h devem ocorrer entre o leste e norte do Rio Grande do Sul , centro e leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. Ventos mais intensos estão previstos para a Serra Catarinense e o litoral norte Gaúcho, onde as rajadas variam entre 50 e 70 km/h. Além disso, as instabilidades também se espalham, com pancadas de chuva ocorrendo de moderada a forte intensidade entre o nordeste do Rio Grande do Sul , centro e leste de Santa Catarina e o leste do Paraná.

 


A massa de ar frio que se desloca atrás do sistema é intensa e vai provocar queda de temperatura com sensação de frio entre a noite de quinta-feira (10)  e a manhã da sexta-feira (11). Em vez de acontecer uma melhora nas condições atmosféricas, a sexta-feira promete ser mais um dia de tempo instável, com o avanço de uma nova frente fria. Há previsão de novos temporais e aumento da temperatura na parte da tarde de sexta, por conta dos ventos quentes e úmidos que sopram de norte. O tempo fica abafado, especialmente na metade norte Gaúcha, enquanto em Santa Catarina e no Paraná o sol brilha forte e faz calor. Instabilidades podem provocar chuva isolada no estado de Santa Catarina, entre a tarde e noite de sexta-feira (11), mas a chuva acontece de forma isolada. No Paraná o sol deve predominar e não há condição para chuva.