Alerta para grandes volumes de chuva sobre Porto Alegre

05/09/2020 às 08:11
por Redação

Atualizado 05/09/2020 às 08:22

Oferecimento
Áreas de instabilidade se intensificam e causam muita chuva sobre o RS e sul de SC no fim de semana prolongado

Enquanto a maioria dos estados do Brasil tem um fim de semana com muito sol e ar seco, o Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina entram em alerta para o aumento da chuva. 

 

A imagem captada pelo satélite GOES 16 no fim da madrugada de 5/9/020 mostrava nuvens carregadas na região de Porto Alegre. 

 

 

 

O tempo fica muito instável especialmente no Rio Grande do Sul, onde as áreas de instabilidade começaram a se intensificar na madrugada do sábado, 5 de setembro. Houve registro de granizo, inclusive, em Canoas, na Grande Porto Alegre. Até o dia 8, terça-feira, a  chuva será persistente, e por vezes intensa, entre o litoral norte do Rio Grande do Sul, a Grande Porto Alegre, os Vales, a Serra e o centro gaúcho. Em Santa Catarina, a preocupação é com o aumento da chuva no litoral sul catarinense.

 

Alerta para o fim de semana

O sábado e o domingo seguem com alerta para muita chuva principalmente sobre o Rio Grande do Sul. A partir de segunda-feira, 07 de setembro, que  a chuva vai deixar o sul de Santa Catarina em alerta também. Confira o mapa de risco deste fim de semana:

 

WhatsApp Image 2020-09-05 at 07.48.32.

   

 

 O mapa mostra o volume de chuva estimado até o dia 8 de setembro, de acordo com o modelo numérico global GFS (Estados Unidos)

Com persistência da chuva por muitas horas, os volumes acumulados serão elevados em podem ultrapassar 100 mm em várias localidades, com há risco de alagamentos/enchentes

 

 

Estimativa da chuva acumulada entre 4 e 8 de setembro no BR (modelo GFS)

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%