Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Feriado é com alerta para temporais no Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Uma massa de ar seco continua atuando forte em praticamente todo o Brasil. As áreas de instabilidade que atuavam sobre o Rio Grande do Sul durante o fim de semana vão se deslocando, ganhando força agora sobre o sul e leste de Santa Catarina
 
Na costa leste da Bahia, atuam nuvens sem grande desenvolvimento vertical, mantendo condições para chuvas rápidas. A Zona de Convergência Intertropical está bem afastada da costa norte do Nordeste, mas ainda assim influencia o extremo norte do país. A umidade começa a aumentar no oeste do Amazonas e do Acre, como indicam as nuvens carregadas sobre esta região. 
 
mapa-previsao0709
 

Previsão para hoje no Brasil

Região Sul ainda tem chuva forte

Nuvens carregadas atuam por quase toda a Região Sul nesta segunda-feira. Quase todo o Rio Grande do Sul continua com tempo fechado, com chuva no centro, norte e leste do estado, e risco de chuva forte. O tempo fica chuvoso também no sul e leste de Santa Catarina. Chuva forte e volumosa é prevista sobre o litoral sul catarinense. Já para o centro-oeste e norte de Santa Catarina e para a faixa sul do Paraná, a previsão é de pancadas de chuva com raios a partir da tarde.
 
A frente fria que afasta da Região Sudeste, na costa do Rio De Janeiro, ainda mantém ventos úmidos que levam muita umidade para o leste de São Paulo e do Paraná. Por isso, estas segunda-feira é um dia com muitas nuvens nestas regiões e com condições de chuva fraca ao longo do dia no litoral do Paraná e litoral sul de São Paulo.
 
Dia de muitas nuvens no leste da Bahia, com chuvas frequentes no litoral, inclusive de Sergipe e de Alagoas. Pancadas de chuva principalmente durante a tarde entre o Amapá, noroeste do Pará, Roraima, centro-oeste do Amazonas e Acre.
 
Nas demais áreas do Brasil, tempo segue quente e seco, muito calor principalmente no Centro-Oeste. 
 
style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2020/07/1dda6af5c7e2a04144e0415c1928a55d.jpg" width="641" height="427" data-time2="1599472145" />
 Fonte: IStock

Temperaturas 

Calor inda é intenso no BR

A chuva, o excesso de nuvens e a presença de ar frio de origem polar deixam a temperatura amena no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas nos demais estados do Brasil, o calor ainda predomina, apesar da frente fria que se afasta do Sudeste.
Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão e Piauí devem registrar temperaturas entre 38°C e 40°C em muitos locais.
 

 5 maiores temperaturas no BR em 6/9/2020 (INMET)



Cidade

UF

T max (°C)

6/9/2020

Poxoréo

MT

40.5

Cruzeiro Do Sul

AC

40.4

Cáceres

MT

40.2

Cuiabá

MT

40.0

Padre Ricardo Remetter

MT

39.8

 
 
 

Riscos previstos para hoje

 Esta segunda-feira é de perigo para temporais e volumosa no sul de Santa Catarina, na serra e litoral norte do Rio Grande do Sul.
Ainda há risco de temporais no norte e noroeste gaúcho, no planalto sul de Santa Catarina, na região de Florianópolis e Vale do Itajaí.
 
Atenção para chuva moderada com rajadas de vento que podem ser fortes no centro-sul do Rio Grande do Sul, oeste de SC com risco de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento.
 
Risco de pancadas de chuva moderada, acompanhando raios e rajadas de vento em toda a faixa que se estende desde o Amapá até o Acre, incluindo Roraima e maior parte do Amazonas. Risco de chuva moderada no leste da Bahia, incluindo a região do Recôncavo Baiano.
 
Atenção para baixos valores de umidade relativa do ar no oeste e sudoeste de Goiás, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso, nestas áreas, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 15% por algumas horas durante os horários mais quentes do dia. 
 
 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias