Incêndios de grandes proporções atingem a Serra da Mantiqueira

09/09/2020 às 07:49
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Ainda não há informações sobre o tamanho das áreas atingidas. Ar seco e quente ainda irá predominar nos próximos dias.

Incêndios de grandes proporções atingem áreas de mata dos municípios de São João da Boa Vista e Águas da Prata, nas serras da Mantiqueira e da Paulista, há pelo menos cinco dias.


O Corpo de Bombeiros de São João da Boa Vista continua o trabalho de combate às chamas nesta quarta-feira (9), com a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar. Por enquanto, não há informações sobre o tamanho das áreas atingidas.

Os moradores de São João da Boa Vista registram reclamações do incêndio por meio das redes sociais desde a última sexta-feira (4). A assessoria de imprensa de Águas da Prata afirmou que o fogo começou no pé da Serra da Mantiqueira no sábado (5), na região do Paiol, bairro mais afastado da cidade, mas foi controlado.

Outro incêndio começou na Serra da Mantiqueira no domingo (6), e ficou mais intenso durante a segunda-feira (7) e permanece até o momento ameaçando as matas do Parque Estadual.

A atriz Giovanna Lancellotti fez um apelo nas redes sociais para pedir aeronaves equipadas para o combate ao incêndio em Águas da Prata. Ela está há vários dias no município, e relata que o fogo atinge áreas próximas há seis dias.

 

iStock-1198946056

Fonte: iStock

 

Ar seco

Uma grande e forte massa de ar seco está atuando de forma persistente sobre o Sudeste há vários dias. Além do calor intenso, índices críticos de umidade relativa do ar colaboram para que o fogo, ao atingir áreas de mata, se espalhe de forma muito rápida.

Segundo os meteorologistas da Climatempo, os próximos dias ainda serão marcados por tempo seco e quente sobre as serras da Mantiqueira e da Paulista, o que pode dificultar o trabalho do Corpo de Bombeiros no controle das chamas.

Por enquanto, a expectativa é de que duas frentes frias só passem pela costa do Sudeste a partir do dia 23 de setembro, mas a tendência é de pouca chuva, inclusive nas áreas atingidas pelos incêndios. No entanto, com a passagem dos dois sistemas, os índices de umidade relativa do ar devem voltar a ficar elevados em várias áreas do estado de São Paulo e de Minas Gerais, o que ajudará a aliviar a secura extrema do ar.

 

Leia também: Pantanal continua em fogo em setembro

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Boa Vista - RR

23°
min

31°
max

30mm / 67%