São Paulo: da garoa aos temporais

11/09/2020 às 22:50
por Redação

Atualizado 12/09/2020 às 21:12

Oferecimento
O podcast O Clima entre Nós comenta sobre as causas das transformações do clima da capital paulista

A expressão “São Paulo da garoa”  é muitas vezes usada em dias frios e garoentos, que a capital paulista ainda tem, sim, mas são cada vez mais raros.

 

Tecnicamente a garoa é um tipo de precipitação muito fina, que vem de nuvens baixas, em uma atmosfera fria e muito úmida. Essa agora ainda acontece, mas só mesmo quando passa uma frente fria relativamente forte, capaz de causar queda de temperatura acentuada na região da Grande São Paulo e com os ventos marítimos soprando constantes, para garantir a dose de umidade.

 

Mas há muitos anos São Paulo virou terra de temporais. Essa mudança na forma como a chuva cai sobre a capital paulista é uma das mudanças no seu Clima que foram detectadas por estudos científicos, mas que muitos de nós percebemos na pele, no dia dia. 

 

São Paulo está mais quente? Por que e como o clima mudou? Como isso altera a chuva? Por que alguns bairros são mais quentes do que outros, ou em alguns parece que chove mais  e mais forte?

 

Tudo isto está relacionado com as transformações urbanas que a cidade de São Paulo sofreu desde a sua fundação, mas de maneira mais acelerada a partir dos anos 1960. Quais as perspectivas climáticas futuras para São Paulo? 

 

Para entender como o clima de São Paulo mudou e o que ainda poderá ocorrer no futuro, o Clima entre Nós conversa hoje com o Augusto José Pereira Filho, ele é professor e pesquisador no Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Atualmente se dedica ao estudo de hidrometeorologia.

 

Você encontra o podcast O Clima entre Nós nas principais plataformas de áudio: AnchorFmOvercastSpotify, AppleGoogle, BreakerRadio Public

 

 

Boa escuta!

 

 

 

 

 

Ouça também

 

Clima em setembro e expectativas para a primavera

  

Furacões e tornados: perigosos e previsíveis

 

O tempo para observar o céu

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%