Nuvem rolo é vista no litoral do RJ antes da mudança do tempo

17/09/2020 às 17:54
por Redação

Oferecimento
Forte frente fria vai causar uma virada radical do tempo no RJ no próximo fim de semana, que será o último do inverno.

Ela apareceu novamente e virou a vedete da praia no Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira, 17 de setembro. Não dá pra dizer que é a nova musa do verão, mas talvez da primavera que vai começar oficialmente no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília.  Estamos falando da enorme nuvem que surgiu na orla carioca. Tão grande que se perdia no horizonte. 

 

Esta longa e roliça nuvem é a chamada “nuvem rolo”. O vídeo feito nesta quinta-feira, 17, por Édipo Henrique Amaral mostra um pouco da extensão desta nuvem.

 

 

 

 

 

Mudanças no tempo

A nuvem rolo não provoca chuva, mas fique atento porque tem grandes mudanças no tempo previstas para todo o estado do Rio De Janeiro nos próximos dias.

Para esta sexta-feira, 18 de setembro, a previsão é de um dia com muito sol e calor na cidade do Rio de Janeiro e em quase todo o estado do Rio de Janeiro. Mas já tem previsão de chuva para região de Paraty!

 

No próximo fim de semana, que será o último do inverno de 220, o tempo vai ter uma virada radical por causa da chegada de uma frente fria.

 

Confira alerta de chuva forte no Sudeste

 

Sábado ainda faz sol e calor e tem previsão de vento forte. `À noite o tempo muda bruscamente com a chegada da nova frente fria e tem previsão de pancadas de chuva para o Grande Rio e todo o Sul Fluminense/Costa Verde.

 

A partir de domingo o tempo ficará fechado, com vento e chuva moderados a fortes. Do domingo até a terça-feira, 22 de setembro, início da primavera, tem previsão de chuva para todo o estado do Rio de Janeiro.

 

O que é uma nuvem rolo?

A nuvem rolo, muito semelhante à nuvem “glória da manhã”, pode atingir 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60 km/h, o que provoca rajadas de ventos.

Esta nuvem se forma em uma altitude de 100 a 200 metros acima da superfície e é considerada uma nuvem baixa.

Seu aspecto é de um enorme rolo, um longo tubo que se destaca no céu em meio a outros tipos de nuvens. É possível ver claramente a sua extensão vertical, pois tem pequena amplitude e parte de sua extensão horizontal.

 

 

Imagem de Édipo Henrique Amaral, Rio de Janeiro (RJ) em 17/9/2020 - reprodução de vídeo

 

 

Imagem captada por satélite meteorológica mostra várias nuvens rolo

no litoral do RJ em 17/9/2020

 

 

É muito comum surgirem várias nuvens rolos ao mesmo tempo, como uma sequência de várias nuvens paralelas. 

 A nuvem rolo parece rolar lentamente em torno de um eixo horizontal. Tecnicamente é do gênero stratocumulus. Como está na forma de um rolo e desprendido de qualquer outra nuvem, é da espécie volutus.

 

Bando de nuvens

Nesta imagem captada pelo satélite Terra, da NASA, na tarde de 17/9/2020,  é possível ver várias nuvens rolos paralelas. Dá para  contar pelo menos 7 rolos pararelos! 

 

Bandos de nuvens rolos no litoral sul do RJ em 17/9/2020

 

 

Como se forma a nuvem rolo?

A nuvem rolo se forma pela combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando em direções contrárias por uma grande área, que dão o formato de rolo. Se formam no choque de massas de ar com temperaturas e teor de umidade diferentes.

Seu movimento pode induzir ventos moderados a fortes, mas a nuvem rolo não produz rajadas e nem provoca chuva. Vai se desfazendo à medida que o contraste de umidade e de temperatura enfraquece.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

30mm / 67%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

15mm / 90%