Setembro vai terminar com muita chuva no Sul do Brasil

23/09/2020 às 20:48
por Redação

Oferecimento
Fortes áreas de instabilidade provocarão temporais e ventania na Região. Confira!

A formação de dois sistemas de baixa pressão atmosférica e a passagem de uma frente fria vão provocar chuva forte e ventania na Região Sul do Brasil no último fim de semana de setembro. Os maiores volumes serão observados especialmente entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.

 

No sábado (26), a atuação de dois sistemas de baixa pressão - um próximo ao Uruguai e outro no Norte da Argentina - vai estimular a formação de nuvens carregadas sobre o centro-sul gaúcho provocar temporais nessas áreas. 

 

No domingo (27), uma frente fria irá se formar e avançar pelo mar na altura da costa da Região Sul. Com isso, a chuva forte e a ventania se espalharão por mais áreas do Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre. Neste dia, também pode chover forte em áreas de Santa Catarina e no oeste do Paraná.

 

Confira abaixo a projeção do acumulado de chuva entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, gerada por modelos meteorológicos.

 

aaa



A expectativa é de que as áreas de instabilidade associadas à frente fria se espalhem por mais áreas do Paraná entre segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de setembro.

 

Leia também: Primavera terá chuva abaixo da média no Sul do Brasil

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%