Calor extremo para SP nos próximo dias

24/09/2020 às 12:05
por Angela Ruiz

Oferecimento
A onda de calor do primeiro fim de semana da Primavera 2020 irá registrar recorde histórico

A Primavera começou e as notícias são de ferver. O ar seco e quente que está ganhando força novamente e a temperatura vai subir muito em São Paulo

 

Nos próximos dias, vamos observar o sol forte e o calor ganhando cada vez mais força e a temperatura vai disparar com novos recordes podendo ser estabelecidos. A previsão para o fim de semana, é que esta onda de calor se espalhe sobre o estado de São Paulo. A tendência é que a  umidade relativa do ar caia podendo registrar índices abaixo de 30% e 20%, principalmente no interior. Na capital paulista, há possibilidade de um novo recorde de temperatura. 

 

Só para ter uma ideia, a temperatura nos próximos dias só aumenta e poderá ficar entre 35ºC e 37ºC, na cidade de São Paulo. Se isso acontecer, poderemos bater o recorde de calor desse ano, que é de 34,1ºC no dia 12 de setembro. É muito calor!

 

Veja o mapa abaixo de temperatura máxima para o dia 27 de setembro, próximo domingo. Conforme a indicação da legenda, as áreas em laranja, vermelho e rosa mostram a elevação da temperatura por todo o estado. 

 

calor1

 

  

Onda de calor intensa  

Na segunda-feira, 28, os modelos de previsão estão indicando um calor extremo para muitas áreas do estado de São Paulo, inclusive na capital paulista. Estaremos em uma situação de pré-frontal, onde os ventos sopram quentes e o tempo estará bem aberto, com sol forte desde cedo, informam os meteorologistas.

 

Observe o mapa abaixo de temperatura máxima para o dia 28 de setembro, segunda-feira. Conforme a indicação da legenda, as áreas em laranja, vermelho e rosa mostram a elevação da temperatura por todo o estado. 

 

calor2

 

 

Possibilidade de recorde histórico

 

Existe também a possibilidade de recorde histórico de calor para um mês de setembro. Atualmente, esse recorde é de 35,9ºC registrados no ano passado, no dia 12 (climatologia 1943-2019).

 

Vale também aqui uma observação curiosa: Até o momento, o recorde absoluto de calor de toda série histórica do Mirante de Santana, para todos os meses, é de 37,8 °C em 17 de outubro de 2014.

 

Leia também: Setembro começa quente e outubro um forno

 

Fonte: IStock

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%