Ventania e temporais no Sul do Brasil

25/09/2020 às 10:40
por Bianca Lobo

Atualizado 26/09/2020 às 09:11

Oferecimento
Nos próximos dias, áreas de baixa pressão e uma frente fria devem provocar vento forte e temporais.

O aprofundamento de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical durante o fim de semana e, posteriormente, a uma frente fria, favorecerá o aumento dos ventos e a formação de nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil já a partir deste sábado.

 

Sábado (26/09)

 

No sul do Rio Grande do Sul já começa a chover pela manhã e, nas áreas do Oeste, Centro e Leste do estado, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde. Há risco de temporais isolados. Ao longo de todo o dia, rajadas de vento de até 80 km/h devem ocorrer nas áreas do centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, e de até 50 km/h no centro-norte gaúcho e em áreas do oeste de Santa Catarina e do Paraná.

 

Domingo (27/09)

 

No domingo, todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sujeitos a rajadas de vento de até 90 km/h ao longo do dia. No Paraná, rajadas de vento entre 50 e 70 km/h devem ocorrer no decorrer do dia, conforme uma frente fria avança pela região Sul. Há risco para temporais no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, com potencial para queda de granizo e chuva volumosa. No sul e oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná ocorrem temporais isolados no fim do dia.

 

Segunda (28/09)

 

Na segunda-feira há risco de chuva forte em Santa Catarina e no leste do Paraná. Rajadas de vento entre 50 e 80 km/h são esperadas para o leste do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina e no centro-leste do Paraná. Nas demais áreas da região Sul, ocorrem rajadas de vento moderadas, de até 50 km/h.

 

 

Ciclone provocará ventania no centro-sul do BR nos próximos dias