Rio Grande do Sul tem temporais e calor passa dos 40°C no país

30/09/2020 às 06:49
por Redação

Oferecimento
Nova frente fria se aproxima do RS e Porto Alegre pode ter temporais. Onda de calor se espalha pelo pais.

No decorrer desta quarta-feira, 30 de setembro, nuvens de carregadas voltam a crescer sobre o Rio Grande do Sul por causa da aproximação de uma frente fria. 

Nuvens carregadas, com potencial para temporais, se formam em vários pontos da Região Norte, mas principalmente sobre o Amazonas, Acre e Rondônia.

Nuvens de chuva também crescem sobre o Maranhão e no norte do Tocantins. 

 

mapa-previsao-3009 

 

Previsão do tempo para 30/9/2020, quarta-feira

O sol forte, o ar muito seco e o calor intenso predominam sobre o Brasil no decorrer desta quarta-feira, o último dia de setembro de 2020.

 

Chove de forma passageira no litoral leste do Nordeste, desde Salvador até Natal.

 

Pancadas de chuva ocorrem no oeste do Maranhão, norte do Tocantins e no restante da Região norte.  Tem previsão de pancadas de chuva com raios para o noroeste de Mato Grosso

 

Mas de todas estas regiões, a chuva mais frequente e volumosa vai ocorrer sobre o Amazonas e o Acre. Nas demais áreas, as pancadas de chuva ocorrem em poucos locais.

 

Pode chover rapidamente à tarde em alguns locais do Sul de Minas Gerais e da Zona da Mata Mineira.

 

Tem previsão de chuva a partir da tarde também no centro-sul e leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis.

 

Áreas de instabilidade crescem sobre o Rio Grande do Sul com a aproximação de nova frente fria e provocam pancadas de chuva por todo o estado no decorrer desta quarta-feira.

 

Onda de calor se espalha sobre o Brasil

Uma forte e grande onda de calor se espalha sobre o Brasil e provoca temperaturas muito mais altas do que o normal e por vários dias consecutivos. Nesta quarta-feira, 30 de setembro, a temperatura de 40°C e mais altas devem ser observadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais e São Paulo .

 

Outubro de 2020 começa com forte onda de calor no BR

 

 

Foto: Patricia Marques - Porto Alegre - RS

 

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Alerta para temporais no Acre e no centro- sul e oeste do Amazonas  e também no centro-leste do Rio Grande do Sul. Os temporais podem ocorrer também em Porto Alegre.

 

No centro-norte e oeste de Rondônia, no norte e leste do Amazonas e no centro-norte do Pará, no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul, nas serras gaúcha e catarinense e no sul de Santa Catarina, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento..

 

Alerta para ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 10% e 20% no centro-sul de Goiás, centro- norte de Mato Grosso do Sul incluindo Campo Grande e no sul/sudeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá.

 

Ontem o INMET (Instituto nacional de meteorologia ) registrou apenas 9% de umidade no ar em Goiânia. Foi a capital mais seca do Brasil

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

32°
max

30mm / 90%

Florianópolis - SC

17°
min

28°
max

8mm / 90%

FASES DA LUA

  • Nova
    16/10
  • Crescente
    23/10
  • Cheia
    01/10
  • Minguante
    09/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12