Frente fria avança sobre o Sul do BR e chega a SP ainda hoje

02/10/2020 às 06:56
por Redação

Oferecimento
Calor ainda é extremo pelo interior do Brasil. Risco de vento forte do Sul.

Uma intensa massa de ar quente e seco ainda predomina sobre o Brasil mantendo grande parte do país com temperaturas muito acima do normal e sem chuva.

 

Mas durante esta sexta-feira, 2 de outubro, acompanhe as mudanças no tempo provocadas pela passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil e que até a noite vai chegar ao litoral de São Paulo.

 

Esta frente fria está associada a uma forte massa de ar polar, mas esse ar frio será quase todo desviado para o mar, sem conseguir entrar no interior do Brasil para baixar as temperaturas. O ar vai esfriar no fim de semana em algumas áreas do Sul e do Sudeste.

 

Nuvens com potencial para chuva forte se formam sobre a Região Norte e em alguns locais do norte de Mato Grosso. 

 

mapa-previsao-0210

 

Previsão do tempo para hoje, sexta, 2/10/2020

Com a passagem de uma frente fria, nuvens carregadas crescem sobre os três estados da Região Sul. A maioria das pancadas de chuva, com raios, vai ocorrer durante a tarde e na noite desta sexta-feira. Não tem previsão de chuva para norte do Paraná. Tem previsão de chuva na maior parte do dia no sul e no leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre

 

Esta nova frente fria vai provocar algumas pancadas de chuva à tarde ou à noite no sul e no leste do estado de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no sul do estado do Rio De Janeiro, região de Resende e de Paraty. Mas antes da chuva, a cidade de São Paulo poderá registrar a tarde mais quente em 78 anos e o Rio de Janeiro deve passar dos 40°C! Mas não tem previsão de chuva, por enquanto, para a cidade do Rio e para as demais áreas da Região Sudeste.

 

Sexta-feira com calor extremo, ar muito seco , sol e fumaça de queimadas no Centro-Oeste. Há condições para alguma chuva apenas no noroeste de Mato Grosso.

 

Sol forte e calorão no Nordeste. Chove rapidamente no litoral entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte.

 

A Região Norte tem sol e calor, com previsão de pancadas de chuva e raios, principalmente à tarde e à noite, em Roraima, no litoral e oeste do Pará, no Amazonas, Acre e em Rondônia.

 

Calor ainda é extremo nesta sexta no Brasil

Nesta sexta-feira, 2 de outubro,  temperaturas de 40°C a 44°C poderão observadas e áreas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

 

 

 

Foto de Flora Blois, Pelotas (RS)

 

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Alerta para temporais no noroeste do Amazonas e oeste de Roraima, no extremo sul do Amazonas e em Rondônia.  Nas outras regiões do Amazonas, de Roraima, no Acre e no litoral do Pará, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento..

 

Alerta para temporais no sul do Rio Grande do Sul. 

 

Na Grande Porto Alegre e nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina, no centro-sul e leste do Paraná, no sul e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas e no sul do estado do Rio de Janeiro, há risco de chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento por vezes fortes.

 

Sexta-feira com vento forte em vários estados. Rajadas de vento com até 90 km/h no Rio Grande do Sul.

Santa Catarina, Paraná, São Paulo Mato Grosso do Sul, Goiás, Triângulo Mineiro podem ter rajadas com com até 70 km/h. 

 

Rajadas de até 60 km/h no litoral do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e na costa norte do Nordeste.

 

Situação de emergência para ar muito seco, com umidade relativa do ar abaixo de 12%  em Goiás, em todo o Mato Grosso do Sul, no sul e leste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, no oeste/noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, e no norte/noroeste do Paraná.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

35°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%