Feriado de 12 de Outubro com mudanças no tempo

06/10/2020 às 16:14
por Redação

Oferecimento
Calorão diminui nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste. No sul, há chance de geada fraca. Veja quais são áreas

Depois de mais uma semana muito quente há mudanças no tempo sendo previstas pelos meteorologistas da Climatempo.

 

O enfraquecimento do sistema de alta pressão e uma frente fria que até o fim da semana fica quase parada ao largo do litoral da Região Sudeste, favorecem o aumento da umidade no Sudeste e no Centro-Oeste do brasil. O calor vai diminuir nessas regiões e, no Sul, a temperatura também diminui. Faz frio no feriado.

 

Recorde absoluto de calor do BR pode ser batido esta semana

 

Confira o tempo na sua Região para o final de semana do feriado prolongado:

 

Sudeste

 

No Sudeste, o sábado, dia 10 de Outubro tem tempo seco só no norte de Minas. As praias de São Paulo e do Rio De Janeiro têm muita nebulosidade, chuva e diminuição de temperatura. Muita chuva no Rio de Janeiro, no leste de Minas e no sul capixaba.

 

O domingo, véspera de feriado será de sol o dia todo no interior paulista. O calor diminui. No litoral de São Paulo, o dia será de céu nublado e temperatura baixa. O calor tira folga também no Rio de Janeiro, com muitas nuvens e chuva. Previsão de muita chuva no centro-leste de Minas Gerais, incluindo a Grande BH.

 

A segunda-feira, feriadão nacional de 12 de Outubro, é de temperatura amena muita nebulosidade, ainda com chuva no leste paulista e de Mias Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Sol o dia todo no interior de São Paulo. À tarde as pancadas de chuva acontecem por quase toda a Região Sudeste.

 

Sul 

 

No Sul, o fim de semana prolongado tem predomínio de tempo aberto e temperatura baixa. O sábado ainda tem muitas nuvens e um pouco de chuva no norte do Paraná e nas praias catarinenses e paranaenses. No domingo a temperatura diminui. Faz frio, com chance de geada fraca nas áreas de fronteira com o Uruguai e nas serras gaúchas e catarinenses. Com sol, durante o dia a temperatura fica agradável. A segunda-feira, dia 12, tem tempo aberto, sol e temperatura em elevação. Ainda faz frio ao amanhecer nos trechos de serra.

 

Observe o mapa abaixo

 

 

mapabrferiado

As rodadas mais recentes dos modelos indicam elevados volumes entre os dias 11 e 15. Entre os dias 16 e 20 de outubro, o volume de chuva diminui, mas o tempo permanece úmido.

 

 

 

Centro-Oeste

 

No Centro-Oeste, apesar da diminuição do calor, os dias ainda vão ser quentes. No sábado a umidade aumenta na Região, com pancadas de chuva à tarde, ainda sem chuva no Distrito Federal e no norte de Goiás. No domingo à tarde as instabilidades conseguem se desenvolver e as pancadas de chuva se espalham por quase todo o Centro-Oeste. Tempo seco no sul de Mato Grosso do Sul. No dia, 12, feriado, não chove no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas da Região voltam as pancadas de chuva à tarde e no início da noite.

 

Região Nordeste

 

No Nordeste, o ar seco predomina e inibe a chuva. No fim de semana tem previsão de chuva rápida nas praias do Rio Grande do Norte e da Paraíba e, no domingo chove à tarde no oeste e sul da Bahia. Na segunda-feira do feriado à tarde as pancadas de chuva voltam ao interior da Bahia com bons volumes no oeste e sul do Estado.

 

Região Norte

 

No Norte, o sábado é de tempo seco e muito quente no leste e sudeste do Pará e no Tocantins. No decorrer do feriadão a umidade aumenta nessas áreas com previsão de pancadas de chuva à tarde. Quase toda a Região tem sol e pancadas de chuva à tarde. No Acre, em Roraima e no centro-oeste do Amazonas a chuva é volumosa.

 

Leia também: Recorde absoluto de calor do BR pode ser batido esta semana

 

Foto de Iara Camargo, Santos (SP)

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

3mm / 80%