Oferecido por
Nordeste tem pouca chuva esta semana. Outubro é mês de b-r-ó bro no Piauí.
Recorde de calor em Teresina
A capital do Piauí, Teresina, bateu o recorde de calor para 2020 na tarde de 12 de outubro. Das medições disponíveis feitas pela estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 40,9°C. O recorde anterior era de 39,2°C, em 28 de setembro.
Para esta terça-feira, 13 de outubro, a previsão é de que Teresina tenha calor igual ou um pouco mais intenso do que nesta segunda-feira e há condições para novo recorde de calor para 2020.
Teresina foi a capital brasileira mais quente e também mais seca no feriado de 12 de outubro. A medição das 15 horas (Brasília) indicou apenas 24% de umidade no ar.
Foto de José, Teresina (PI)
Outubro é mês de b-r-o bró no Piauí
Cidades do Nordeste estão ficando mais presentes na lista de locais mais quentes do Brasil, depois que o aumento da nebulosidade e as pancadas de chuva começaram a ocorrer no no Sudeste e no Centro-Oeste.
Outubro tradicionalmente é um mês de muito calor no Piauí e faz parte do “b-r-o bró”. É assim que a população do Piauí chama os meses mais quentes do ano. Saiba mais sobre este calorão, sobre a origem e pronúncia desta curiosa expressão.
Nordeste tem pouca chuva
O Nordeste do Brasil é a Região com menor chance de chuva no decorrer desta semana. A tendência é de que o ar fique cada vez mais seco e quente.
A Bahia teve teve temporais com granizo no fim de semana passado e áreas do oeste, sul e o litoral baiano ainda podem ter pancadas de chuva nesta terça-feira, 13 de outubro. Sul do Piauí, oeste e sul do Maranhão também podem ter pancadas de chuva nesta terça.
A partir da quarta-feira, as condições para chuva diminuem, o ar seca e só alguns locais do litoral leste do Nordeste terão pancadas de chuva passageiras.