Oferecido por
Ventania foi de quase 100 km/h em BH na noite de quarta. Granizo é observado em várias localidades de MG.
Temporais com chuva forte e ventania já ocorreram esta semana em vários locais de Minas Gerais. Os mais recentes foram na tarde e noite da quarta-feira, 14 de outubro, que caíram sobre a Grande Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro e novamente em áreas do Sul de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte, na região da estação meteorológica do Cercadinho (leste da capital mineira), o INMET registrou uma rajada de 86 km/h entre 18 horas e 19 horas e em seguida uma de 98 km/h, entre 19 horas e 20 horas.
O aeroporto da Pampulha teve rajadas próximas de 74 km/h e o aeroporto de Confins de quase 80 km/h. O temporal deixou 21,2 mm acumulados na Pampulha em apenas 1 hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mas no acumulado de 3 horas, entre 18h30 e 21h30, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou 50,2 mm em Santa Luzia, 41,6 mm em Raposos, 33,6 mm em Vespasiano, 30,6 mm em Jaboticatubas, 30,4 mm em Betim, e 30,2 mm em Ribeirão das Neves.
Todos estes volumes são considerados elevados e junto com as fortes rajadas de vento dão a ideia da força da tempestade que caiu sobre a Grande Belo Horizonte.
Manchas em tons de amarelo até o vermelho indicam nuvens carregadas
com potencial para temporal
Semana é de alerta para temporais no estado
Os temporais vão continuar nos próximos dias e deixam o estado de Minas Gerais em alerta. Nesta quinta-feira, 15, e na sexta-feira, 16 de outubro, só não há expectativa de chuva para regiões mineiras próximas da Bahia. Mas a Grande Belo Horizonte e as outras áreas de Minas Gerais terão várias pancadas de chuva até o domingo e com risco de temporais. Há risco de mais ventania e granizo.
Confira o alerta especial da Climatempo para temporais em Minas Gerais.
Granizo e ventania
Além da chuva, o que vem chamando a atenção é a queda de granizo. As pedras de gelo foram observadas na terça-feira, 13, na região de Itajubá e de Cachoeira de Minas, e nesta quarta-feira, 14 de outubro, o granizo caiu em Passa Quatro e em Piranguçu. Em Passa Quatro, uma rajada de vento chegou aos 84 km/h.
Foto de Flavio Siqueira, Piranguçu (MG) em 14/10/2020
Na região de Bambuí, no Triângulo Mineiro, choveu 27,4 mm em apenas 1 hora, segundo o INMET. Mas o acumulado de 6 horas ficou em torno de 33,0 mm. A região de Capitólio também sofreu com temporal na quarta-feira, 14.
Granizo em Piranguçu (MG) - 14/10/2020
Durante a tarde da terça-feira, 13 de outubro, a chuva caiu forte em áreas de Itajubá. Também houve queda de granizo por lá.
A região de Cachoeira de Minas também teve queda de granizo na tarde de 13 de agosto
Foto de Débora Freitas, Cachoeira de Minas (MG) em 13/10/2020