Mais umidade e chuva para o Centro-Oeste

20/10/2020 às 16:59
por Redação

Oferecimento
Toda Região vai continuar registrando pancadas de chuva cada vez mais frequentes até o fim de outubro

O ar quente e úmido irá favorecer a formação de nuvens sobre o Centro-Oeste do Brasil.

 

Em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas de Mato Grosso a quarta-feira será marcada por sol, calor e chuva. O forte aquecimento e a umidade presente na atmosfera favorece o crescimento de nuvens e a partir da tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva que podem ganhar intensidade e cair forte em alguns municípios da Região. De acordo com os meteorologistas, a chuva vem acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

 

Até o final desta semana o acumulado de chuva é elevado no centro-sul e leste de Goiás, incluindo a região do Distrito Federal, mas a chuva pode vir forte também em Mato Grosso.

 

Foto: Davi Rodrigues - Dourados - MS

 

Outubro termina com mais chuva e umidade na Região 

 

Conforme previsto pela Climatempo, a segunda quinzena de Outubro começou mais úmida na Região Centro-Oeste. A passagem de uma frente fria e a mudança na circulação dos ventos conseguiu quebrar a persistência da massa de ar seco que predominava na Região. Com isso, a umidade aumentou em todos os estados e as pancadas de chuva isoladas já estão acontecendo sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste. Essa chuva vai ajudar no plantio da nova safra

 

A partir do dia 25 de Outubro, a chuva aumenta de volume no Centro-Oeste do Brasil. A tendência é é que ocorra pancadas bem distribuídas o que irá colaborar com os trabalhos no campo. Veja o mapa abaixo: 

 

br1chp2co25

Fonte: GFS

 

Entre os dias, 30 de outubro e 01 de novembro são esperados elevados volumes de precipitação.  . Nesses dias é alto o risco de temporais.

 

br1chp3 (1)

Fonte: GFS

 

Leia também: Mar agitado nas praias do Sul e do Sudeste