Muita chuva sobre o Brasil nesta terça-feira

20/10/2020 às 06:33
por Redação

Oferecimento
Grandes áreas de instabilidade se formam em quase todas as Regiões do país. Nova frente fria chega ao Sul do Brasil.

A circulação dos ventos sobre a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, está gerando grande quantidade de nuvens por quase todo o Brasil. 

 

O Sul do Brasil hoje volta a ter aumento de nebulosidade e das condições para chuva por causa de uma nova frente fria que avança pelo litoral do Rio Grande do Sul. 

 

O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil.

 

mapa-previsao-2010

 

Previsão para 20/10/2020 - terça-feira

 

A maioria das áreas do Brasil tem tempo instável nesta terça-feira, 20 de outubro,  com grande condições para chuva. É um dia com risco de chuva forte em muitas regiões do país.

 

O tempo fica seco em  poucas áreas do Brasil. Quase toda a Região Norte tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Dia de sol no noroeste do Pará, no centro e leste do Tocantins e em quase todo o Amapá. Pancadas de chuva ocorrem na região de Macapá

 

O sol predomina sobre o Nordeste do Brasil. Chove rapidamente no litoral entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. No oeste e sul do Maranhão e na faixa sudoeste e sul da Bahia ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. O sul e o litoral baiano podem ter pancadas de chuva a qualquer hora.

 

O tempo fica muito instável no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Em várias áreas destas Regiões já chove desde a madrugada desta terça-feira, mas condições para chuva vão aumentando pela manhã e à tarde. No centro-norte e leste de Mato Grosso, no norte Goiás, no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, as pancadas de chuva devem ocorrer só a partir da tarde. Em São Paulo o dia começou com sol, mas os temporais também retornam a partir da tarde.

 

No Sul do Brasil, o sol aparece forte na maioria das áreas e faz calor. As pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde no Paraná. No leste de Santa Catarina e no centro-oeste de do Rio Grande do Sul, pode chover a qualquer hora. Céu nublado no litoral sul gaúcho. 

 

 

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

 

Para esta terça-feira, 20 de outubro, o alerta para temporais é para Acre e no sudoeste do Amazonas, no sul de Mato Grosso, no centro-oeste e norte de Mato Grosso, no centro-sul e leste de Goiás, no Distrito Federal. 

 

Na Região Sudeste, alerta para temporais no centro, norte/noroeste e leste de São Paulo, no oeste, centro-sul e leste de Minas Gerais, no oeste do Espírito Santo e no sul do Rio Grande do Sul.

 

Situação de atenção para chuva moderada a forte, raios e vento moderado a forte nas outras regiões do Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, norte, oeste e sul do Tocantins. 

 

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e vento moderado a forte no centro-norte de Mato Grosso, norte de Goiás, sul de Mato Grosso do Sul, no centro-norte e leste do Paraná. 

 

Risco de chuva moderada a forte,  raios e vento moderado a forte também no oeste e sul de São Paulo, no estado do Rio De Janeiro, exceto no sul fluminense, no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%