Temporais em Minas Gerais e Espírito Santo

21/10/2020 às 16:24
por Redação

Oferecimento
A situação é de alerta para chuva forte, volumosa, deslizamento e alagamento nos dois estados. São esperadas rajadas de vento por volta de 80km/h

A formação e intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Sudeste do Brasil irá favorecer a formação de grandes e intensas áreas de instabilidade sobre a Região, no domingo dia 25 de Outubro. O alerta é para chuva forte e volumosa em Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Como podemos ver no mapa abaixo há indicativo de elevados volumes de chuva para a faixa que vai do sul de Minas ao Vale do Rio Doce e em todo o estado do Espírito Santo. Vale chamar atenção para as áreas em tons laranja e vermelho no mapa, onde os acumulados ficam por volta de 100mm, inclusive no interior capixaba. As demais áreas do Espírito Santo têm chuva entre 70 e 100mm. É muita chuva para um só dia, alertam os meteorologistas.

 

mapa_MG_Chuva

O modelo atmosférico dos Estados Unidos, GFS, projeta chuva forte para o centro-leste de MG, na divisa de MG com o noroeste do RJ, pode chover 100 a 150 mm. 


Volumes muito elevados também são esperados para o sul de Minas, região da Grande Belo Horizonte e o Vale do Rio Doce. No período de 21 a 29 de Outubro, volumes de 80 a 100 mm são esperados para o sul do Espírito Santo. A chuva forte e volumosa é um risco para essas regiões. Durante os temporais são esperadas rajadas de vento por volta de 80km/h.

 

Solo úmido

 

Depois de uma semana com pancadas de chuva, algumas áreas de Minas, como Grande Belo Horizonte e zona da Mata já estão com solo úmido. Assim, com todo essa quantidade de chuva é elevado o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

 

A partir da segunda-feira, dia 26, as instabilidades perdem força sobre Minas e a chuva diminui de volume. Os temporais se concentram no norte mineiro, com acumulados chegando a 50mm.

 

Ainda no dia 26 de Outubro, a presença do ciclone no oceano ainda provoca vento intenso com rajadas por volta de 80km/h, no Espírito Santo. A chuva ainda é significativa com acumulados por volta de 100mm no litoral, com destaque para a costa norte capixaba (veja o mapa acima).
Devido ao elevado volumes de chuva é alto o risco de alagamentos e deslizamentos de terra no Espírito Santo.

 

Veja outras notícias que são destaques no Brasil:

Novo Ciclone Subtropical no Brasil?

Clima úmido no Centro-Oeste

 

Foto: Lucas Cardoso - Divinópolis - MG

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

15°
min

28°
max

0mm / 0%