Dia de chuva forte no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil

22/10/2020 às 07:00
por Redação

Oferecimento
Frente fria próxima do litoral do Espírito Santo ajuda a aumentar as áreas de instabilidade no interior do país,

Uma frente fria está no mar, próxima ao litoral do Espírito Santo, e associada a áreas de nuvens espalhadas pelo Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. O aquecimento no decorrer do dia deixa estas nuvens mais carregadas, com maior potencial para temporais. 

Durante esta quinta-feira, ventos marítimos moderados a fortes e levam mais umidade para as áreas litorâneas.

 

mapa-previsao-2210

 

Previsão do tempo para 22/10/2020, quinta

 

Quinta-feira com tempo instável em quase todo o país, com grande condições para chuva moderada a forte

 

Em quase todas as áreas da Região Norte, do Centro-Oeste e da Região Sudeste, o dia tem períodos com sol, nuvens e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, e com risco de chuva forte.

 

O tempo fica seco, sem previsão de chuva no centro-sul do Amapá, o nordeste e leste do Pará, no Tocantins, no sul e leste de Mato Grosso do Sul e no centro-oeste, sul e parte do leste de São Paulo. A Grande SP até amanheceu nublada e com chuva fraca, mas ao longo do dia o sol predomina e não chove mais.

 

O litoral paulista tem chuva fraca a moderada no decorrer do dia. No estado do Rio De Janeiro pode chover com moderada a intensidade pelo interior fluminense. Mas para o centro-leste de Minas Gerais e para o Espírito Santo, a previsão é de chuva frequente ao longo do dia e que pode ser forte. Estas áreas ficam em alerta por causa da chuva

 

No Sul do Brasil, tem condições para chuva moderada a forte e com raios no litoral da Região, mas com predomínio de céu nublado e chuva no litoral sul gaúcho. Chove também no sul do Rio Grande do Sul e o oeste deste estado tem pancadas de chuva a partir da tarde. O restante da Região tem uma quinta-feira com sol e algumas nuvens, mas sem chuva. 

 

Quase todo o  Nordeste do Brasil tem muito sol. Tem previsão de pancadas de chuva sobre o norte da Região, incluindo as capitais São Luis e Teresina. Chove rapidamente no litoral entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. O litoral sul da Bahia chuva a qualquer hora. Pancadas de chuva e raios ocorrem no sul/sudoeste da Bahia.

 

 

 

Foto de Carlos Henrique Muglia, Muriaé (MG)

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

 Durante esta quinta-feira, a maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste passam  dia em situação de atenção para chuva moderada a forte, raios e vento moderado a forte.

 

Tem alerta para temporais para no centro-sul e o oeste e sul do Amazonas. 

 

Também tem alerta para temporais no sul e sudeste de Goiás, no centro-oeste e leste de e norte de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo,. Mas no Vale do Rio Doce e no centro-norte capixaba, a situação é de perigo por causa do risco de temporal com chuva volumosa.

 

Também não tem risco de temporais no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Alerta para ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ondas de até 2,5 metros.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%