Oferecido por
A circulação de ventos em baixos e médios níveis da atmosfera associado a um sistema de baixa pressão vão favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade no fim de semana no Centro-Oeste do Brasil.
Neste sábado, o dia será de alerta para chuva e ventos fortes com raios e possibilidade de queda de granizo em Goiás, Distrito Federal e parte de Mato Grosso. A situação é de perigo para temporais e chuva volumosa. As capitais Goiânia e Brasília e os municípios goianos que fazem divisa com Minas Gerais podem acumular grandes volumes de chuva e registrar pontos de alagamento.
Nas demais áreas de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o sol aparece, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Há risco de temporais, inclusive em Cuiabá e na região de Corumbá (MS).
Foto: Wilan Nascimento - Brasília - DF
No domingo, permanece o alerta para tempo instável com chuva e ventos fortes em Goiás e no Distrito Federal. As condições continuam altas para temporais e chuva volumosa nas capitais Goiânia e Brasília. Em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o sol aparece e por causa do ar quente úmido e abafado ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade à partir da tarde com raios e rajadas de vento.
Tendência
Na segunda-feira, as áreas de instabilidade vão ganhar força sobre o Mato Grosso do Sul e a tendência é de chuva forte e volumosa, com possibilidade de queda de granizo e alagamentos, principalmente no sul do estado.
A instabilidade diminui em Goiás e Distrito Federal e ocorrem algumas aberturas de sol com chuva a qualquer hora. No Mato Grosso, o tempo quente, úmido e abafado favorece o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva a partir da tarde com raios.
Leia também: Novo Ciclone Subtropical no Brasil?