Oferecido por
Um sistema de baixa pressão atmosférica se aprofunda no oceano como um grande ciclone extratropical ao largo da costa do Uruguai e favorece a ocorrência de ventania entre a noite desta segunda-feira e a terça-feira, 27 de Outubro. A formação deste ciclone extratropical no litoral gaúcho coloca em alerta a Região para rajadas intensas de vento e muita chuva no leste do do Rio Grande do Sul.
No mapa de pressão e vento do modelo ECMWF acima o centro de pressão estará por volta de 996 hPa
Quantidade de chuva em volume e rajadas de vento previstas
Esse ciclone provoca vento intenso principalmente no sul e no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas por volta de 80km/h na madrugada de terça-feira, dia 27 de Outubro. No oceano, ao largo da costa do Rio Grande do Sul, as rajadas ficam por volta de 100km/h.
Durante toda a terça-feira, o vento é intenso especialmente no sul gaúcho com rajadas entre 80 e 100km/h. Há previsão de elevados volumes de chuva, com acumulados entre 70 e 100mm.
Observe no mapa WRF, que no período de 24h, as áreas em laranja do mapa (onde está a região metropolitana de Porto Alegre), podem acumular valores acima de 70 mm
Na quarta-feira, dia 28, o ciclone ainda atua ao largo do litoral do Rio Grande do Sul provocando rajadas de vento em torno de 50km/h. A partir de quinta-feira, 29, o ciclone se afasta da costa, mas o vento ainda é moderado a forte no Rio Grande do Sul, com rajadas entre 40 e 50km/h.
Mar agitado
O vento intenso sobre o oceano deixa o mar bem agitado durante a terça-feira e quarta-feira, com ondas por volta de 2,5m de altura próximo à costa e entre 3 e 4 metros em alto mar.
por Angela Ruiz
Leia também: Tempestade subtropical Mani se formou na costa do Sudeste
Vejas como fica a previsão para o feriado de Finados. Clique aqui
Foto: Patricia Marques - Porto Alegre - RS