Quase todos os estados do BR podem ter temporal hoje

29/10/2020 às 07:26
por Redação

Oferecimento
Frente fria, baixa pressão atmosférica, calor e umidade do ar elevada formam nuvens carregadas em quase todo o país.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as 3 maiores temperaturas no Brasil na quarta-feira, 28 de outubro foram: 

Nova Maringá (MT): 39,8°C

Piripiri (PI): 39,2°C

Registro (SP): 38,7°C

 

A capital mais quente foi Teresina, onde a temperatura chegou aos 37,8°C.

 

São Paulo foi a capital mais seca na quarta-feira, com apenas 12% de umidade no ar entre 17 horas e 19 horas. Mas no Rio De Janeiro, a umidade do ar chegou aos 18%, que é valor muito baixo para uma cidade litorânea.

 

mapa-previsao-2910

 

Nuvens vistas pelos satélites

 

Uma grande quantidade de nuvens já está espalhada por quase todo o Brasil. O calor e a umidade do ar elevada formam nuvens carregadas, com potencial para temporal, em muitos locais do Norte, do Centro-Oeste, Sudeste e até do Nordeste.

 

Mas nesta quinta-feira, o deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil e a presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná vai facilitar a formação de mais nuvens pesadas sobre estes estados. 

 

Condições do tempo para o dia

O tempo fica muito instável nesta quinta-feira em praticamente todo o Brasil. Há condições para chuva em quase todo o país e novamente com risco de temporal em muitos estados.

 

Na Região Sul, ficam fora da chuva o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul e o centro-oeste de Santa Catarina.  O Nordeste, o sol predomina no norte do Piauí, no Ceará,   no Rio Grande do Norte, em praticamente toda a Paraíba e Pernambuco, Alagoas e  Sergipe. Chove rápido no litoral paraibano e de Pernambuco

 

Dia nublado e com muita chuva em Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo e no norte/noroeste do Paraná.

 

Dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora no sul e centro-oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e no leste do Tocantins e nordeste de Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais.

 

Em todas as outras regiões do Brasil,  o tempo fica instável com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.

 

São Paulo entra em alerta para temporais hoje

 

Foto de Henrique Gonçalves, Canarana (MT)

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

Atenção para rajadas de 60 a 80 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, por causa de um ciclone extratropical.

 

Situação de perigo em Mato Grosso do Sul, para temporais , chuva volumosa, vendaval e queda de granizo.

 

Alerta para temporais na área sul de Roraima, no centro-leste e nordeste do Amazonas, no sul do Acre, em Rondônia, exceto no norte do estado, em Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul, no centro- sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, no centro-norte e oeste de São Paulo e no norte e oeste do Paraná. 

 

A maioria das áreas do Brasil fica em atenção para ocorrência de pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios temporais e de ventos fortes, principalmente à tarde e à noite.

 

 Em todas as áreas em alerta ou em atenção, as rajadas de vento podem variar de 60 km/h a 80 km/h. Nas áreas de perigo, de até 90 km/h.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

5mm / 60%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

33°
max

0mm / 0%