Oferecido por
Uma frente fria chegou ao estado do Rio De Janeiro nesta sexta-feira, 30 de outubro, com intensidade acima do normal para esta época do ano provocando uma virada radical no tempo. Além de muita chuva houve também uma grande queda da temperatura.
A chuva caiu volumosa na tarde e noite da sexta-feira em muitas áreas do estado do Rio de Janeiro. Em Macaé, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado entre 12h e 23h desta sexta-feira, 30/10, foi de 108,6 mm. Mais da metade deste total (67,8mm) caiu em apenas 1 hora, entre 21h e 22h (dados do INMET). Até a meia-noite já havia chovido cerca de 135 mm.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) também registrou volumes de chuva muito elevados para o período de 24 horas. Entre 23h30 do dia 29 e 23h30 do dia 30 de outubro choveu 97,6 mm em Angra dos Reis e 101,7 mm em uma região de Petrópolis.
Porém, a chuva sobre a cidade do Rio de Janeiro foi muito volumosa e preocupante. Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, em alguns bairros choveu em apenas 24 horas praticamente a chuva normal para todo o mês de outubro. Em alguns locais, a chuva desta sexta-feira, 30, já passou da média do mês.
Previsão para o fim de semana
A previsão é de continuidade da chuva no decorrer deste sábado, 31 de outubro, ainda com risco de de chuva volumosa em algumas horas, especialmente na madrugada a manhã. A tendência é de diminuição da chuva durante o domingo, 1 de novembro, mas a chance do sol aparecer é baixa.
A temperatura fica baixa em todo o estado do Rio por causa do tempo chuvoso e do vento frio que persiste durante o fim de semana.
Na cidade do Rio de Janeiro, para os padrões do começo de novembro, a sensação será até de um pouco de frio. Entre o sábado e a segunda-feira, feriado de 2 de novembro, a temperatura máxima deve ficar em torno dos 25°C.
Atenção ainda com o mar muito agitado. Há risco de ressaca!
Foto de Jéssica Mothé - Rio de Janeiro (RJ)
Tendência climática para novembro indica chuva volumosa no RJ. Confira!
Volumes de chuva
Na cidade do Rio, entre 1 hora do dia 30 e 1 hora de 31 de outubro de 2020, o INMET registrou 74,0 mm em Copacabana, 72,4 mm em Jacarepaguá.
No mesmo período choveu 71,4 mm em Campos dos Goytacazes e 67,4 mm em Duque de Caxias/Xerém.
Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro apenas durante a sexta-feira, 30 de outubro, choveu mais de 60 mm em vários bairros cariocas. Este é um volume de chuva elevado, para os padrões de outubro, considerando que a média de chuva geral (média de todos os locais de medição) é de 89,0 mm.
No período entre 23h do dia 29 e 23h de 30 de outubro, o Alerta Rio registrou mais de 100 mm nos postos de medição da Rocinha, Jardim Botânico, Barra/Barrinha, Alto da Boa Vista, Grota Funda e Barra/Riocentro.
Chuva volumosa na cidade do Rio de Janeiro em 30/10/2020