Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Macapá tem chuva rara para novembro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Maryzethe Fernandes, Macapá (AP)

2 min de leitura

Oferecido por

Macapá, capital do Amapá, foi o lugar onde mais choveu no Brasil entre os dias 3 e 4 de novembro de 2020. Pela  medição do INMET - Instituto nacional de meteorologia - entre 9 horas do dia 3 e 9 horas do dia 4 de novembro, horário de Brasília, foram acumulados 143,0 mm de chuva. 

 

Esta quantidade de água por si só é excepcional e incomum para um período de 24 horas, para qualquer região do Brasil, embora valores ainda maiores já tenham sido observados muitas outras vezes no país.

 

O que torna estes 143 mm um evento raro em Macapá é que toda essa chuva caiu em novembro, que é um mês de pouquíssima chuva em Macapá. A média de chuva para novembro por lá é de aproximadamente 70 mm. Então, em apenas 24 horas a capital do Amapá recebeu o dobro de chuva que normalmente ocorre durante um mês de novembro. Em novembro de 2019 choveu apenas 26,6 mm.

 

Foto de Maryzethe Fernandes, Macapá (AP)

  

 

Nos registros históricos da medição automática do INMET, foi a maior chuva em novembro pelo menos em 15 anos, desde 2005. Não foi possível fazer uma pesquisa mais extensa no site do INMET. 

 

Previsão para os próximos dias

Macapá, e todo o estado do Amapá, podem ter mais pancadas de chuva nos próximos dias. Em geral, a chuva deve ocorrer à tarde ou à noite. Até a próxima segunda-feira, 9 de novembro, algumas destas pancadas podem ser fortes sobre Macapá fazendo de novembro de 2020 um mês bastante atípico.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias