Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nordeste e Tocantins em alerta para temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Janilton Nicolau - Sobral - CE

5 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

A recente passagem de uma frente fria deixou grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil que ainda espalham nuvens carregadas sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e em sobre quase toda a Região Nordeste.

 

Bahia, Piauí, o sertão da Paraíba, Pará, o Distrito Federal e a região de Curitiba foram as regiões que tiveram chuva mais volumosa nesta última terça-feira. A Grande Curitiba teve uma rara tempestade de granizo, que deixou as ruas com um denso tapete branco de gelo. Os meteorologistas não conseguem prever este tipo de evento, mas já ocorreu de forma muito semelhante sobre a cidade de São Paulo, e por mais de uma vez.

 

Uma massa de ar seco influencia a maioria das áreas da Região Sul, o centro-oeste de São Paulo, e parte oeste do Centro-Oeste inibindo o crescimento de grandes nuvens e afastando a chuva

 

Durante esta quarta-feira vamos acompanhar o início da formação de um novo ciclone na costa da Região Sudeste. Este sistema aumenta as condições para chuva no leste da Região Sul,  no leste de São Paulo e no Rio De Janeiro, e até o risco de tempestade de granizo.

 

mapa-previsao-0411

 

Condições do tempo para 4/11/20 - quarta

Quarta-feira com muito sol no centro-oeste e sul de Rondônia e de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, no sul de Goiás, em todo o Mato Grosso do Sul, no centro-oeste de São Paulo e por quase todo o interior da Região Sul.

 

Mas a circulação de ventos em médios níveis da atmosfera vai gerar nuvens carregadas durante o dia que vão provocar pancadas de chuva, no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e do Paraná, no leste de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro. A chuva deve ocorrer especialmente à tarde e à noite.

 

Áreas no centro-norte de São Paulo, o Sul de Minas, o oeste mineiro, todo o centro-norte de Goiás, o Distrito Federal, o leste e o norte de Mato Grosso e praticamente toda a Região Norte vão ter várias horas com sol e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. 

 

Dia nublado e com muita chuva no centro-sul do Tocantins, no oeste e sul da Bahia e norte de Minas Gerais. Céu nublado e chuva fraca no Espírito Santo. Tem previsão de mais chuva para quase todo Nordeste. O tempo fica seco e no leste de Pernambuco, da Paraíba, no Rio Grande do Norte e na região de Fortaleza.

  

  

Alertas meteorológicos para hoje

A maioria das áreas do Norte, do Nordeste, o norte e o litoral do Rio de Janeiro, parte do Centro de Minas Gerais, o Sul de Minas, o leste de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina passam esta quarta-feira em atenção para chuva moderada a forte, com raios e com rajadas de vento por vezes fortes. Não se pode descartar o risco de chuva de granizo em áreas entre o Rio de Janeiro, o leste de São Paulo e o leste da Região Sul.

 

Alerta para temporais no centro-norte do Amazonas, em Roraima, no leste do Pará  e no, Tocantins. Também ficam em alerta para temporais o Maranhão, o centro-sul do Piauí, o centro-oeste da Bahia, o Norte e o Oeste de Minas, a Zona da Mata Mineira e a região serrana do Rio de Janeiro.

 

Foto de Flavio Santos, Barra da Estiva (BA)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias