Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil tem novo recorde histórico de calor

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O recorde de maior temperatura já registrada oficialmente no Brasil foi batido nos dias 4 e 5 de de novembro de 2020, em Nova Maringá (MT), com a temperatura de 44,8°C.  

 

O recorde anterior era de 44,7°C em Bom Jesus (PI), em 21/11/2005. A Climatempo entrou em contato com o 9º Distrito de Meteorologia, do Instituto Nacional de Meteorologia, em Cuiabá (MT), responsável pelas informações meteorológicas dos estados de Mato Grosso e de Rondônia, para averiguar se o equipamento que fez esta medição estava em perfeito funcionamento.

 

Conforme informação de Jamil Adão de Jesus, responsável pelo setor de comunicação no 9º DISME e pela manutenção das estações meteorológicas automáticas de Mato Grosso, a estação de Nova Maringá está em funcionando sem problemas. Assim,  podemos dizer que a marca de 44,8°C dos dias 4 e 5 de novembro de 2020 está correta.

 

A partir de agora, a maior temperatura já registrada oficialmente no Brasil, em quase 111 anos de medições pelo INMET (foi fundado em 18/11/1909), foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT). nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.

 

 

Onda de calor histórica de 2020

A histórica onda de calor de 2020 entre o fim de setembro e a primeira quinzena de outubro reescreveu a Climatologia de calor no Brasil. Diversos recordes históricos de calor foram batidos, mas não de maior temperatura já registrada no país, que só foi registrado nos dos 4 e 5 de novembro de 2020, fora da onda de calor.

 

 

Maiores temperaturas registradas no Brasil até 6/11/2020 (Fonte: INMET)

 

 

Fuja das enchentes na Grande SP! Use   Pédagua!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias