1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Brasil tem novo recorde histórico de calor
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil tem novo recorde histórico de calor

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O recorde de maior temperatura já registrada oficialmente no Brasil foi batido nos dias 4 e 5 de de novembro de 2020, em Nova Maringá (MT), com a temperatura de 44,8°C.  

 

O recorde anterior era de 44,7°C em Bom Jesus (PI), em 21/11/2005. A Climatempo entrou em contato com o 9º Distrito de Meteorologia, do Instituto Nacional de Meteorologia, em Cuiabá (MT), responsável pelas informações meteorológicas dos estados de Mato Grosso e de Rondônia, para averiguar se o equipamento que fez esta medição estava em perfeito funcionamento.

 

Conforme informação de Jamil Adão de Jesus, responsável pelo setor de comunicação no 9º DISME e pela manutenção das estações meteorológicas automáticas de Mato Grosso, a estação de Nova Maringá está em funcionando sem problemas. Assim,  podemos dizer que a marca de 44,8°C dos dias 4 e 5 de novembro de 2020 está correta.

 

A partir de agora, a maior temperatura já registrada oficialmente no Brasil, em quase 111 anos de medições pelo INMET (foi fundado em 18/11/1909), foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT). nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.

 

 

Onda de calor histórica de 2020

A histórica onda de calor de 2020 entre o fim de setembro e a primeira quinzena de outubro reescreveu a Climatologia de calor no Brasil. Diversos recordes históricos de calor foram batidos, mas não de maior temperatura já registrada no país, que só foi registrado nos dos 4 e 5 de novembro de 2020, fora da onda de calor.

 

 

Maiores temperaturas registradas no Brasil até 6/11/2020 (Fonte: INMET)

 

 

Fuja das enchentes na Grande SP! Use   Pédagua!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias