Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva forte para o Mato Grosso do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Davi Rodrigues - Dourados - MS

3 min de leitura

Oferecido por

Nuvens bastante carregadas estão se formando sobre o Mato Grosso do Sul desde o início desta semana e já provocaram fortes pancadas de chuva em alguns locais. Nesta terça-feira, 10 de novembro, a chuva mais volumosa ocorreu na região de Laguna Carapã, que acumulou 71,8 mm em cerca de 10 horas de chuva. Mas a maior parte da chuvarada (33,0mm), caiu em apenas 1 hora.  A medição foi do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

A região de Aral Moreira acumulava 24,6 mm até por volta das 17 horas local (18 horas em Brasília), em Cassilândia choveu 16,0 mm, também de acordo com o INMET. Na capital, Campo Grande, o INMET registrou 13,8 mm de chuva em apenas 1 hora, mas o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - mediu cerca de 30 mm em poucas horas.

 

Circulação de ventos a favor da chuva

Nos próximos dias, áreas de instabilidade vão continuar se formando sobre o Mato Grosso do Sul nos próximos dias ou avançando do Paraguai espalhando nuvens de chuva pelo estado.

 

A circulação de ventos em várias altitudes da atmosfera entre o Brasil e o Paraguai vai facilitar a formação das nuvens carregadas até fim de semana das eleições 2020.  Além disso, entre a sexta-feira, 13, e o domingo, 15 de novembro, a queda acentuada da pressão do ar entre o Paraguai e o norte da Argentina vai colaborar para a formação de mais nuvens carregadas.

 

 

Foto: Davi Rodrigues - Dourados - MS

 

 

Risco de temporal

Até o próximo domingo, 15 de novembro, todo o estado de Mato Grosso do Sul poderá ter pancadas de chuva frequentes, com raios e fortes rajadas de vento, com até 80 km/h. Estas pancadas podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia.

Nesta quarta-feira, 11, a chuva mais persistente e volumosa é esperada para o sul e oeste de Mato Grosso do Sul, região de fronteira com o Paraguai.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias