Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pancadas de chuva em quase todo o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

O ar quente e úmido está espalhado por quase todo o Brasil e facilita a formação de muita nebulosidade sobre a maioria dos estados brasileiros. Nesta quinta-feira, áreas de baixa pressão atmosférica que se organizam no mar, próximas do litoral do Rio Grande do Sul e entre São Paulo e o Rio De Janeiro, e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vão deixar as nuvens mais carregadas sobre o Sul e o Sudeste aumentando o risco de temporais. Outra baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai aumenta a chuva sobre o Mato Grosso do Sul.

 

O ar seco predomina sobre o Nordeste e sobre o Tocantins e inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.

 

 

Previsão do tempo para 12/11/2020 - quinta-feira

 Quinta-feira com muito sol e calor no norte do Espírito santo e de Minas Gerais, no norte de Goiás, Tocantins e em quase todo o Nordeste e na maioria das áreas do Rio Grande do Sul.

 

Chove rapidamente no litoral entre Ilhéus, na Bahia, e Recife, a capital de Pernambuco. Pancadas de chuva ocorrem sobre Ceará, incluindo Fortaleza, no centro-norte do Piauí, incluindo Teresina e no centro, oeste e norte do Maranhão, com previsão de chuva também sobre São Luís.

 

No Rio Grande do Sul chove no litoral e também venta forte. Pancadas de chuva ocorrem na madrugada e pela manhã no oeste do estado e a partir da tarde no norte gaúcho.

 

Curiosidade 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 11 dias, o volume de chuva em São Luís (MA) dobrou a média para novembro. Em Teresina, já choveu 93,0 mm, sendo que a média é de 45,9 mm

 

Há condições para pancadas de chuva com raios nesta quinta-feira em todas as demais áreas do Brasil, em geral à tarde e à noite, mas ao longo do dia o sol aparece.

Em Mato Grosso do Sul, no leste de Santa Catarina, do Paraná, no centro-sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro, pode chover a qualquer hora. As capitais do Sul e também Rio de Janeiro e Belo Horizonte também podem ter chuva a qualquer hora. Na Grande SP o céu fica com mais nuvens em relação aos últimos dias, mas o sol aparece e o ar fica abafado. A chuva já pode começar nas primeiras horas da tarde.

 

 

Alertas meteorológicos para hoje

Para esta quinta-feira, 12 de novembro, tem alerta para temporais no centro-norte do Amazonas, no Amapá,  no litoral do Pará e no litoral do Maranhão.

 

Alerta para temporais também em Belo Horizonte e no centro-sul de Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no oeste de Mato Grosso e também no leste de Santa Catarina. 

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e com rajadas de vento por vezes fortes nas demais áreas de Santa Catarina, no Paraná, no norte do Rio Grande do Sul, em São Paulo, no norte fluminense e no oeste de Minas, no Distrito Federal, no centro-sul de Goiás. no leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul, centro-leste e noroeste e Mato Grosso. O sul do Amazonas, Rondônia, Acre, o leste do Amazonas, todo o norte do Pará e o centro-oeste e norte do Maranhão também ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e fortes rajadas de vento. 

 

Atenção para rajadas de vento de 40 a 60 km/h no sul do Rio Grande do Sul, no litoral capixaba e no litoral sul da Bahia.

 

 

édagua - aplicativo da Climatempo prevê alagamentos na Grande SP

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias