Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone se forma próximo ao Sudeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: IStock

3 min de leitura

Oferecido por

No dia 19, próxima quinta-feira, a formação de uma área de baixa pressão associada à frente fria que avança pelo Sudeste irá avançar em direção ao Nordeste do Brasil.

 

Essa área de baixa pressão classificada em 1010hPa vai se formar no litoral do Rio De Janeiro e Espírito Santo, provocando temporais, com chuva e vento fortes. Veja a imagem abaixo:

 

baixapressão

 

 

Alerta de chuva forte

 

Esse sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas que juntamente com a passagem da frente fria provoca muita chuva no Rio de Janeiro, zona da mata mineira e no centro-sul do Espírito Santo entre os dias 18 e 20 de novembro. A chuva será forte e acompanhada de rajadas intensas de vento.

 

baixapressão_2

O mapa acima mostra o acumulado de chuva previsto entre os dias 18 e 20 de Novembro. A área na cor laranja do mapa mostra volumes de precipitação que podem chegar a 70 milímetros em algumas localidades fluminenses

 

Ventania

 

Com a presença da área de baixa pressão o vento sopra intenso no Rio de Janeiro e no Espírito Santo entre os dias entre os dias 19 e 20 de novembro, quinta e sexta-feira desta semana, com rajadas entre 80 e 100km/h na faixa litorânea entre o norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas demais áreas do Rio de Janeiro, na zona da mata mineira e no sul do Espírito Santo, as rajadas de vento ficam entre 60 e 80km/h. Observe a estimativa no mapa abaixo:

 

mapavento

 

 

Ciclogênese - formação de ciclone extratropical

 

Na sexta-feira (20), a área de baixa pressão se afasta da costa e dá origem a um ciclone extratropical que atua no oceano ao largo do litoral capixaba e fluminense provocando vento moderado a forte nas praias do Espírito Santo, com rajadas entre 40 e 60km/h. No litoral norte do Rio de Janeiro, previsão de rajadas de até 40km/h.

 

Ainda na sexta-feira e no decorrer do sábado (21), o ciclone extratropical se afasta do Brasil em direção à alto-mar e, no fim de semana, o vento diminui de intensidade.

 

ciclone

 

 

Leia também: Chegada de frente fria aumenta o risco de temporal no RJ

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias