Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Vem ZCAS aí?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Podcast O Clima entre Nós: ZCAS vem ai?

4 min de leitura

Oferecido por

Falta um mês para que o Hemisfério Sul passe pelo solstício de verão, o início astronômico do verão, que será no dia 21 de dezembro, às 7h02, pelo horário de Brasília. É hora de fazer uma prévia do verão de 2021. Vem ZCAS aí?

 

Verão com  La Niña

As grandes áreas de chuva que se espalharam sobre o Brasil em novembro, influenciando até alguns estados do Nordeste, e a presença do fenômeno La Niña no oceano Pacífico Equatorial Central, fazem pensar na possibilidade formação de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - sobre o Brasil no próximo verão. Será que já dá para falar que vem ZCAS aí?

 

O fenômeno La Ninã, que é a situação em que a água do oceano na parte central do Pacífico Equatorial fica com temperatura abaixo do normal, foi considerado forte em novembro de 2020. A tendência é de enfraquecimento (isto é, temperatura da água no Pacifico Equatorial Central menos fria) na segunda quinzena de dezembro de 2020. Mesmo assim, a expectativa é de que o verão de 2020/2021 seja influenciado por um La Niña moderado.  Este fenômeno facilita a formação de ZCAS durante o verão no Brasil.

 

 

Outros fatores

A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva abundante no verão sobre o Brasil. A ZCAS beneficia especialmente áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.

 

Outro sistema típico do verão é a ZCIT- a Zona de Convergência Intertropical - que traz a chuva volumosa para parte do Norte e principalmente para o norte do Nordeste do Brasil.

 

O bom desempenho da ZCAS e da ZCIT depende também da temperatura do oceano Atlântico Sul e do Atlântico Norte. O ano de 2020 está sendo de recorde de tempestades nomeadas na bacia do Atlântico Norte porque a temperatura da água do mar está muito acima do normal. 

 

Como a La Niña e a temperatura do Atlântico vão influenciar o comportamento da chuva e da temperatura do verão 2020/2021 no Brasil?

 

Para responder a estas e outras questões, o podcast O Clima entre Nós conversou com meteorologista Patricia Madeira, uma das especialistas em previsão de clima da Climatempo

 

Afina, a ZCAS vem aí? Patricia Madeira alerta que este ano as águas não estão muito para ZCAS, mas também avisa que águas de março devem surpreender no verão 2021.

 

Confira agora a entrevista completa. Você pode ouvir este e outros episódios do podcast O Clima entre Nós nas principais plataformas de áudio e também no site da Climatempo.

 

Boa escuta!

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias