Oferecido por
Ar frio que chegou no fim da semana passada deixando a temperatura baixa no Sul perde força e os termômetros sobem. Os próximos dois dias vão ser muito quentes no Sul.
A massa de ar mais seco que predomina sobre a Região garante uma terça-feira (24) de sol e o ar volta a secar. Com tempo aberto e sem previsão de chuva a temperatura sobe pra valer. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 35 graus nesta terça.
Pré-frontal
Na quarta-feira o ar quente ainda predomina sobre o Sul e a temperatura sobe ainda mais. Na capital gaúcha, o termômetro sobe rápido e a máxima atinge 38 graus. Com a aproximação de uma frente fria, o vento passa a soprar do quadrante norte trazendo ainda mais calor para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma situação denominada pelos meteorologistas de “aquecimento pré-frontal”, ou seja, o aquecimento que antecede a chegada de uma frente fria.
Na noite de quarta-feira (25), o choque da entrada da frente fria e a atmosfera quente provoca temporais no extremo sul gaúcho com fortes rajadas de vento.
Foto: Patricia Marques - Porto Alegre - RS
Temporais, ventos fortes e queda de temperatura
A chegada deste sistema ao estado gaúcho vai colaborar para a formação de muitas nuvens carregadas no Sul. Na quinta-feira (26), a chuva e os ventos fortes vão se espalhar sobre todo o estado do Rio Grande do Sul. A temperatura diminui nas áreas gaúchas, mas o calor ainda é forte em Santa Catarina e no Paraná, onde a temperatura diminui só na sexta-feira (27).
A frente fria vai conseguir mudar o tempo e as condições serão favoráveis aos temporais com chuva e vento fortes no Rio Grande do Sul, até o fim da semana. Vale lembrar que um centro de baixa pressão sobre o norte da Argentina e Paraguai provocam ventos moderados a fortes em todo o estado gaúcho. Na quinta-feira (26), as rajadas de vento chegam a 70km/h em diversas localidades.
Leia também: Mais chuva no Sul. E a La Niña?