Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Novembro está muito chuvoso em Belém, Macapá e Boa Vista

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Roberto Meira. Belém/PA

3 min de leitura

Oferecido por

Novembro de 2020 está muito chuvoso em Belém, Macapá e em Boa Vista. Estas três capitais da Região Norte já receberam muito mais chuva do que o normal para este mês.

 

 

Novembro atípico

Normalmente novembro é um mês de pouca chuva no Amapá, em Roraima e no norte do Pará. Mas este novembro está muito chuvoso em Belém, Macapá e em Boa Vista.

Pela medição do Instituto Nacional de meteorologia a média de chuva em Belém para o mês de novembro é de aproximadamente 127 mm, a menor média mensal na escala anual. Em 22 dias, Belém acumulou 278,8 mm, o que representa o dobro da média Climatológica para novembro.

 

Macapá, capital do Amapá, está tendo um novembro histórico em relação à chuva. Como se não bastasse os problemas de falta de energia que a população vem sofrendo nas últimas semanas, a chuva de novembro de 2020 vem caindo excepcionalmente forte. Na noite do domingo, dia 22, o INMET registrou 88,4 mm em cerca de duas horas de chuva. Somando apenas esse temporal com a tempestade do dia 4 de novembro, que deixou o 143 mm sobre a cidade, Macapá já recebeu cerca de 231 mm. Isto significa o triplo da média mensal de chuva para novembro, que é de aproximadamente 70 mm, mas considerando só estes dois temporais. Na escala anual, novembro é o terceiro mês com menor média de chuva na região de Macapá. 

 

Em Boa Vista, capital de Roraima, também tem chovido muito mais do que o normal em novembro de 2020. A média normal de chuva para este mês é de aproximadamente 60 milímetros, o quarto menor valor de média mensal na escala anual. Mas segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, Boa Vista já acumulou 125,3 mm em 22 dias. Isso representa o dobro do normal para um novembro.

 

Verão 2021 terá ZCAS? 

 

Mas chuva nos próximos dias

A previsão para esta semana é de mais chuva para a região de Boa vista, Belém e Macapá. 

As três capitais vão ter várias pancadas de chuva com raios nos próximos dias e há risco de temporal. Essas pancadas de chuva devem acontecer especialmente à tarde ou à noite.

 

O ar quente e úmido que predomina sobre toda a Região Norte do Brasil, o que facilita a formação de nuvem bastante carregadas, com potencial para temporais. Novembro de 2020 vai continuar chuvoso em Belém, Macapá e Boa Vista.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias