Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Após temporal, Curitiba tem mais chuva nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Luiz, Curitiba (PR)

3 min de leitura

Oferecido por

Um forte temporal caiu sobre a grande Curitiba entre a noite da 5ª e o começo da madrugada desta sexta-feira, 27 de novembro. Área de chuva atingiu vários municípios da grande Curitiba, mas a capital paranaense foi a que recebeu o maior volume. 

em apenas 3 horas choveu quase o que normalmente deveria chover durante todo mês de. 


Segundo dados do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-  no espaço de apenas 3 horas, entre 22h50 da quinta-feira e 1h50 desta sexta-feira choveu 112,4 mm sobre Curitiba. A média de chuva normal para novembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia é de aproximadamente 124 mm.


Nesse mesmo período de 3 horas, a região de Pinhais recebeu 43,4 mm, hein Almirante Tamandaré choveu 32,5 mm,  em Almirante Tamandaré 32,5 e a região de Colombo acumulou 31,8 mm.

 

 

 


O que provocou a tempestade

O temporal sobre a grande Curitiba foi provocado por nuvens bastante carregadas, chamadas de cumulonimbus. Além de chuva forte, os cumulonimbus também provocam fortes rajadas de vento e eventualmente granizo.


Essas nuvens se formaram no leste do Paraná por causa da circulação ciclônica de ventos que começou a predominar sobre a Região Sul do Brasil, com deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região. A circulação ciclônica de ventos facilita a concentração de umidade e a formação de grandes nuvens.

 

 

Foto de Luiz, Curitiba (PR)


Previsão para sexta-feira e fim de semana


A região da grande Curitiba ainda está sujeita a chuva forte no decorrer desta sexta-feira. A circulação de vento ciclônica persiste e novas áreas de instabilidade podem se formar. 

A previsão é de pancadas de chuva com, que podem acontecer várias vezes ao longo do dia. 


Para o fim de semana, a previsão é de mais sol e calor em todo o estado do Paraná. Curitiba também vai esquentar. Mas o aumento do calor vai fazer com que novas nuvens carregadas cresçam e em vários locais do Paraná podem acontecer pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde ou à à noite. Essas pancadas podem acontecer no sábado e no domingo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias