Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Comendo as quatro estações

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Em plena pandemia, o recomendado é manter o isolamento social. Pensando nisso, na mais pura diversão, a apresentadora Paula Soares e a meteorologista Josélia Pegorim inventaram uma forma lúdica, saudável e divertida de passar o tempo e "comer" saudavelmente ao mesmo tempo. 

Apresentamos aqui para vocês alguma ideias de pratos leves para as quatro estações do ano, e com direito a sobremesa! Confira!


Estações meteorológicas e astronômicas: qual a diferença?

 


Primavera  💐 🌷 🌹 🌺

O prato principal da primavera foi feito pensando no entardecer, onde normalmente o sol fica mais alaranjado. É uma salada com mexerica, fiapos de cenoura, favos de graviola, alface, radichio e flores comestíveis.

No centro-sul do Brasil a primavera é a estação de transição entre o inverno seco e frio, e o verão quente e úmido. Pensando nisso, nada melhor que uma sobremesa refrescante, não é mesmo?! Usamos morango e melancia!

 


4-menu-estacoes

 

 

Verão ☀️ ☔️

O verão é a estação marcada por calor e temporais em quase todo o Brasil. Com isso, o prato principal da estação é representado por uma salada na forma de uma floresta tropical que inclui beterraba, ovo, salsão, salsa, lascas de pepino e alho poró. Para o tempero, ervas finas com limão desidratado e orégano.

 

Para a sobremesa, o frescor do abacaxi é uma ótima opção para a estação:

 

 

3-menu-estacoes

 


Outono 🍂 🍁

O céu no outono é marcado pelos tons de rosa, laranja e avermelhado, que são características de dias secos e de uma atmosfera mais poluída. O prato principal seguiu as cores típicas de um outono, com pimentões vermelhos e laranja, cenoura em fiapos, tomates em tiras finas, pepino, salsão, alho poró e repolho. Que tal?! Para tempero, ervas finais com limão e orégano.

 

Quando o sol do outono vai baixando, o céu do fim da tarde se enche de tons amarelados e alaranjados novamente. Veja só a dica da sobremesa com manga e mamão!

 

 

5-menu-estacoes

 

 

Inverno ☀️❄️⛄️

Para o inverno o prato principal é uma deliciosa salada também. Usamos flores comestíveis, inhami, tomates grape temperados com ervas finas, limão desidratado e orégano, beterraba e cebola roxa.

 

Para a sobremesa, um céu bem típico da estação! Gelatina azul, com um pouquinho de licor, e chantilly para formar as lindas nuvens branquinhas!  

 

 

2-menu-estacoes



Gostou das dicas? Qual a sua estação favorita? 

Inspire-se no sol, na chuva, no céu azul ou na tempestade e invente seus pratos também! Conte nos comentários!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias