Oferecido por
Nebulosidade sobre o Brasil
A combinação de ar quente e úmido com uma área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil e o Paraguai formou nuvens muito carregadas que se espalharam sobre o Sul do Brasil provocando temporais.
Durante esta quinta-feira, 3 de dezembro, essas áreas de instabilidade se organizam como um ciclone extratropical sobre o litoral do Rio Grande do Sul causando ventos fortes.
O ar úmido e quente predomina sobre o Brasil e facilita a formação de nuvens carregadas em quase todas as regiões do país que também provocam chuva forte.
A presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera(VCAN) na costa leste do Nordeste estimula o aumento de nebulosidade sobre esta Região.
Previsão do tempo para 3/12/20 - quinta-feira
Pancadas de chuva ocorrem em quase todos os estados brasileiros no decorrer desta quinta-feira, 3 de dezembro. O ar quente e úmido predomina sobre o país e faz calor. A sensação de abafamento na maior parte do dia.
Em quase todas as áreas do Norte, do Centro-Oeste e também do Sudeste do Brasil, esta quinta-feira tem períodos de sol, algumas nuvens e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.
O tempo fica seco, sem previsão de chuva no sul e leste do Tocantins, no Distrito Federal, no norte de Goiás e também no noroeste de Minas Gerais. Dia de sol em quase toda a Bahia e no sertão de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas.
Quinta-feira com sol e pancadas de chuva no sul da Bahia e nas demais regiões do Nordeste.
Fortes pancadas de chuva voltam a acontecer no estado de São Paulo, em Minas Gerais e no Rio De Janeiro. Também pode chover forte em áreas ao sul do Espírito Santo.
Na Região Centro-Oeste, a chuva mais volumosa deve ocorrer no sul de Mato Grosso do Sul.
Na Região Sul do Brasil, o tempo fica bastante instável em todos os estados, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. Há risco de temporais. Não no sudoeste gaúcho.
Temporal em Mato Grosso do Sul.
Alertas meteorológicos para hoje
Os estados do Paraná, de Santa Catarina, o sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro ficam em alerta para temporais. Mas também tem alerta para temporais no centro-norte e oeste de Rondônia, no Acre e no centro-sul e oeste do Amazonas.
As demais áreas de Rondônia, do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará , norte do Tocantins, o oeste e norte do Maranhão ficam em atenção nesta quinta-feira para o risco de chuva moderada a forte, raios e fortes rajadas de vento.
Também tem alerta de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento para o oeste e norte de Mato Grosso, para o centro-oeste e leste de Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e leste de Minas Gerais.