Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Zona de Convergência favorece chuva forte e volumosa no SE

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Zona de Convergência favorece chuva forte e volumosa no SE

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto: Petrina Avelar - Belo Horizonte - MG

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Foto: Petrina Avelar - Belo Horizonte - MG

     

    Há previsão de muita chuva no Sudeste do Brasil, com a formação de uma Zona de Convergência. Essa configuração atmosférica, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante toda a semana provocando elevados volumes de chuva.

     

    Até o fim desta semana, os sistemas atmosféricos que atuam sobre o Brasil estarão posicionados de forma que favorecem a formação de uma canal de umidade desde a Região Norte do Brasil, passando pelo Centro-Oeste e chegando ao Sudeste trazendo muita umidade para os estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e para o Espírito Santo.

     

    Este canal de umidade estará posicionado mais ao norte da Região Sudeste e por isso não há expectativa de chuvas muito volumosas para São Paulo, embora aconteçam temporais, principalmente nas áreas de divisa com Minas Gerais, com o Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba e no Litoral Norte paulista. O mapa abaixo indica os acumulados de chuva entre os dias 7 e 11 de dezembro estimados pelo modelo de previsão atmosférica GFS.

     

    im1

     

     

    Maiores volumes de chuva

     

    Os maiores volumes de chuva são esperadas para o centro-leste de Minas, incluindo a Grande Belo Horizonte, com acumulados próximos dos 200mm na região central mineira. No Triângulo Mineiro, na Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro, a previsão é de acumulados de chuva entre 100 e 150mm.

     

    Quando a chuva diminui?

     

    Até sexta-feira (11), as condições são para muita umidade e chuva o que provoca os elevados volumes que vão ser observados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo no decorrer dessa semana.

     

    A partir de sábado, 12 de dezembro, o tempo começa a mudar. O canal de umidade se desfaz e as condições meteorológicas locais também se alteram deixando de favorecer a formação de tanta instabilidade sobre o Sudeste.

     

    Na semana que vem, entre 12 e 16 de dezembro, ocorrem pancadas de chuva, mas não são esperados volumes de chuva tão elevados. Confira abaixo.

     

    im2

     

    Leia também: Verão 2021 com La Niña fake e surpresa com águas de março  

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias