Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva continua volumosa no RJ, ES e MG

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Júlio Serrão. Maricá/RJ.

3 min de leitura

Oferecido por

Grandes volumes de chuva foram observados em áreas dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio De Janeiro por causa da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS).

 

Em várias localidades desses estados, apenas no período de 24 horas, o acumulado de chuva superou 100 mm pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

 

 Volumes de chuva

Confira alguns volumes de chuva registrados no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, no período de 24 horas entre 2h30 do dia 9 de dezembro até 2h30 de 10 de dezembro de 2020.

 

Serra ( ES): 143,3 MM, sendo que metade dessa chuva caiu em cerca de 6 horas.

Rio acima (MG): 140,6 mm.

Nova Friburgo (RJ): 127,9 mm. O acumulado de chuva na região da Granja Spinelli, em Nova Friburgo  já chegou há quase 326 mm nos últimos três dias. A média de chuva normal para região serrana do Rio de janeiro em dezembro varia de 250 a 300 mm.

 

Em Nova Lima na grande Belo Horizonte choveu 119,11 mm

Em Atílio Vivácqua (ES): 118,6 mm

Em Raposos (MG): 117 mm

Em Fundão (ES): 116,1 mm. Cerca de 80 mm caíram em apenas 6 horas

 

Esses foram os maiores acumulados, mas em muitas localidades de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, os acumulados de chuva em 24 horas ficaram entre 80 e quase 100 mm.

 

Foto: Júlio Serrão. Maricá/RJ.

 

 

Previsão de mais chuva

A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua bastante ativa sobre a região Sudeste do Brasil nesta quinta-feira.

 

A chuva vai continuar frequente e há risco de chuva forte e volumosa nos três estados. A maior preocupação neste momento é com a região centro-sul do Espírito Santo que deve receber ainda grandes volumes de água até ao final do dia.

 

Por causa do volume de chuva excessivo que vem sendo acumulado desde o início dessa semana, o risco de transbordamento de córregos e rios, alagamentos em centros urbanos e também deslizamentos de terra podem começar a ocorrer nos próximos dias.

 

As grandes áreas de instabilidade da ZCAS vão provocar mais chuva sobre esses estados nesta sexta-feira. As áreas de instabilidade enfraquecem durante o fim de semana, o que vai permitir períodos com sol forte. A maioria das áreas do Espírito Santo deve passar o próximo domingo com sol e sem chuva. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias