Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS enfraquece, mas ainda chove muito no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Nathalia Honorato - Vitória - ES

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: Nathalia Honorato - Vitória - ES

 

A ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul enfraquece nos próximos dias, mas a configuração de ventos em médios e altos níveis da atmosfera ainda vão favorecer o crescimento de nuvens carregadas sobre o Sudeste do Brasil.

 

Nesta sexta-feira, as áreas de instabilidades ainda continuam ativas no Espírito Santo, e em grande parte de Minas Gerais. A chuva ainda é forte e volumosa com alerta de temporal que pode causar transtornos. 

 

No sul, leste e oeste do estado de São Paulo, sul e norte de Minas, região de Paraty, Grande Rio, norte fluminense, Vale do Paraíba e no litoral norte paulista, a partir da tarde as condições são favoráveis as pancadas moderadas a fortes com raios. 

 

O mapa abaixo indica os acumulados de chuva entre os dias 10 e 14 de dezembro, de acordo com a estimativa do modelo atmosférico global GFS.

 

 

Fim de semana

 

A tendência é que a partir deste sábado (12), as nuvens carregadas vão enfraquecer sobre o Sudeste e o ar seco ganha força, principalmente sobre o norte de Minas e no Espírito Santo. Nestas áreas, o tempo abre de vez no domingo e fica firme com muito sol.  

 

As demais áreas do Sudeste também vão poder contar com mais sol no fim de semana, mas ainda assim há condições para pancadas de chuva isoladas, mas sem volumes tão expressivos como foi observado durante a semana.  

 

Mais chuva na segunda quinzena de dezembro

 

No período entre 15 e 19 de dezembro de 2020, há previsão de mais chuva para o Sudeste. Veja no mapa a estimativa de volumes esperados: 

 

 

Leia também: Pouca chuva e muito calor no Sul

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias