Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor é intenso na Região Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

4 min de leitura

Oferecido por

A capital mais quente do Brasil na sexta-feira, 11 de dezembro, não foi nenhuma do Norte, da Região Nordeste e nem do Centro-Oeste. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi a mais quente entre as capitais brasileiras na sexta-feira. A temperatura máxima medida às 15 horas pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 37,5°C. Porto Alegre também foi a capital mais seca do Brasil, com 37% de umidade relativa no ar às 15 horas.

 

Eclipse solar 14/12/2020: Região Sul verão maior porção eclipsada no Brasil


O sol forte e o predomínio de ventos quentes vindos do Norte do Brasil forçaram um aumento do calor em todo o Rio Grande do Sul. Foi o estado mais quente do Brasil nesta sexta-feira, 11. 

 

Até às 20 horas, das 10 maiores temperaturas registradas no Brasil pelas estações automáticas monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, 8 eram em cidades gaúchas. 

O local mais quente no Brasil nesta sexta-feira foi Campo Bom, na Grande Porto Alegre, onde a temperatura chegou a 38,7°C durante a tarde.

 

Fez calor também no Paraná e em Santa Catarina, inclusive nas capitais Curitiba e Florianópolis, mas as temperaturas máximas não superaram os 34° nesses estados.

 

Chuva e calor na Região Sul

O fim de semana será quente e abafado na Região Sul do Brasil. A previsão é de várias horas com sol forte nos três estado, mas com o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 

Neste sábado, 12 de dezembro, a região de Uruguaiana poderá ter pancadas de chuva já na madrugada ou pela manhã.

Mesmo com previsão de chuva, o ar continua bastante abafado e as temperaturas vão alcançar pelo menos os 34°C em várias áreas da Região Sul do Brasil.

 

Para o domingo, 13 de dezembro, a previsão é de que mais áreas de instabilidade cresçam sobre a Região Sul do Brasil. As condições para pancadas de chuva aumentam. O vento quente úmido será persistente sobre o Sul do Brasil estimulando a formação das nuvens carregadas.

 

Há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Norte do Paraná e também no centro-sul do Rio Grande do Sul. Nas outras áreas da Região Sul, incluindo as três capitais, a previsão é de que o domingo seja com pancadas de chuva à tarde e à noite. Faz calor em toda Região. O ar fica abafado.

 

 

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

 

Mais chuva na próxima semana.

 A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul do Brasil não terá força para realmente refrescar o ar. No começo da próxima semana, as áreas de instabilidade aumentam e mais pancadas de chuva são esperadas para os três estados. Aumenta o risco de temporais na segunda e na terça-feira, 15 de dezembro. Mesmo assim, a sensação será de abafamento.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias