Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão para o verão 2020/2021 no RJ

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Marcos Pristo, Rio de Janeiro (RJ)

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Rio De Janeiro (RJ), por Marcos Pristo

 

O verão 2020/2021 começa astronomicamente no Hemisfério Sul às 7h02min de 21/12/2020 e termina às 6h38min de 20/3/2021

 

O verão 2020/2021 terá influência do fenômeno La Niña moderado a forte e que vai influenciar o Clima durante toda a estação, mas com lento enfraquecimento até o fim de março. As previsões mais recentes dos principais institutos internacionais de monitoramento do clima global, apontam que a situação de neutralidade (nem La Niña e nem El Niño) na porção central do oceano Pacífico Equatorial só deve ocorrer entre abril e maio.


Fenômenos típicos do verão no RJ

De forma geral, o fenômeno La Niña, que é caracterizado pela temperatura abaixo do normal na porção central do oceano Pacífico Equatorial, facilita a organização de convergências de umidade sobre a Região Sudeste, o que gera áreas de chuva persistentes.


A Zona de Convergência do Atlântico Sul  (ZCAS) é um fenômeno típico do verão que influencia o estado do Rio de Janeiro, mas as condições oceânicas durante o verão 2021 não serão favoráveis para a organização deste sistema.

Frente frias passam pela costa fluminense também durante o verão e ajudam a formar áreas de instabilidade sobre o interior do continente que provocam chuva generalizada.

O ar quente e úmido, típico do verão, estimula o crescimento das grandes nuvens cumulonimbus que com frequência provocam temporais, com chuva forte em pouco tempo, raios e fortes rajadas de vento.

 

Previsão para o verão 2020/2021 no RJ


Janeiro 2021

De forma geral , o verão de 2021 não deve ser tão chuvoso no estado do Rio de Janeiro como foi o verão de 2020. Para o mês de janeiro de 2021, a previsão da Climatempo é de que todo estado do Rio de Janeiro tenha pancadas de chuva regulares. O total de chuva acumulada no mês deve ficar próximo da média climatológica na maioria das áreas do estado incluindo Grande Rio. As áreas no médio Paraíba e no litoral Sul Fluminense podem fechar o mês com pouco mais de chuva do que a média.

Todo estado do Rio poderá contar com várias horas com sol forte e temperaturas elevadas, mas sem grandes extremos.


Fevereiro 2021

Para fevereiro de 2021 a previsão é de que o volume de chuva no estado do Rio de Janeiro fique acima do normal em todas as áreas. O mês terá várias áreas de instabilidade associadas com frentes frias. isso vai manter a chuva frequente também bastante nebulosidade sobre o estado do Rio.


Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva para fevereiro na Região dos Lagos, no litoral Norte, em todo o Norte e Noroeste Fluminense varia de 125 a 150 mm.

Na região Serrana e no Grande Rio, a média de chuva fica entre 150 e 175 mm. Já no médio Paraíba e no litoral Sul Fluminense, a média de chuva para fevereiro é mais alta variando de 200 a 250 mm.


Março 2021

Para o mês de março de 2021, a previsão é que a chuva no estado do Rio de Janeiro fique um pouco abaixo do normal, inclusive na região da cidade do Rio de Janeiro. De forma geral, a chuva de março deve ser menos frequente do que em fevereiro.

Pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva em março de 2021 para o Grande Rio , região Serrana e todo centro-sul Fluminense varia de 175 200mm. Já para a região dos Lagos, Litoral Norte e o Norte/Noroeste Fluminense, a média de chuva normal fica entre 150 e 175mm.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias