Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sudeste começa 2021 com frente fria e temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Betim (MG) por Adriana Batista

8 min de leitura

Oferecido por

O ano de 2020 terminou com 40°C na cidade do Rio De Janeiro, como registrou o aeroporto Jacarepaguá. Mas no fim da tarde, o céu ficou preto anunciando as mudanças no tempo.  Em São Paulo, a mudança foi percebida no início da última tarde de 2020 com a chegada de uma frente fria, que trouxe chuva forte com ventania para várias regiões do estado.  Belo Horizonte e Vitória fecharam 2020 com muito sol e calor passando um pouco dos 30°C.

 

A Região Sudeste começa 2021 com frente fria e temporais. No primeiro fim de semana do novo ano, essa frente fria vai deixar a Região Sudeste em alerta para temporais.

 

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta sexta

A frente fria que mudou o tempo em São Paulo avança para o litoral do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 1 de janeiro de 2021. Isso vai fazer com que as áreas de instabilidade se espalhem também para o Espírito Santo e para Minas Gerais.

 

Apenas o extremo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, áreas próximas da divisa com a Bahia, continuam sem chuva nesta sexta-feira. O calor é intenso e a temperatura pode se aproximar dos 40°C no norte mineiro. Todas as outras áreas na região Sudeste do Brasil terão muitas pancadas de chuva no primeiro dia de 2021.

 

Para Vitória e o Espírito Santo, para Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata mineira, para o Vale do Rio Doce e o centro-oeste de Minas , a previsão é de um dia quente e com pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva e vento fortes e até queda de granizo.

 

Para a região da cidade do Rio de Janeiro e as outras áreas fluminenses, e para o estado de São Paulo, a previsão é de tempo instável com condições para chuva o dia todo. Nessas áreas, a situação é de alerta para chuva forte e volumosa que pode causar alagamentos e também transbordamento de córregos.

 

Atenção especial no litoral paulista e para as regiões da Costa Verde e Serrana do Rio de Janeiro: a chuva entre o primeiro dia de 2021 e o dia 02 de janeiro será volumosa e pode causar problemas para a população.

 

Confira a retrospectiva climática de 2020 

 

Fim de semana com tempo instável na Região Sudeste

Durante o primeiro fim de semana de 2021, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre São Paulo e se intensificam sobre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

 

Previsão para o estado de São Paulo no fim de semana

No sábado, o sol já está aparecendo com força em praticamente todo o interior paulista, mas algumas pancadas de chuva passageiras ainda podem ocorrer à tarde e no começo da noite. Não deve chover na região de Presidente Prudente.

 

O tempo fica chuvoso no Litoral Norte de São Paulo. No Vale do Paraíba, na Grande São Paulo, no Vale do Ribeira, no Litoral Sul e na Baixada Santista, o sábado será com muitas nuvens e chuva fraca moderada e algumas aberturas de sol

 

No domingo, o tempo fica mais seco no estado de São Paulo. O sol aparece forte pelo interior paulista, mas à tarde ocorrem algumas pancadas de chuva com raios no norte do estado e na Serra da Mantiqueira.

 

No leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, o primeiro domingo de 2021 será com muita nebulosidade, algumas aparições do sol e chuva a qualquer hora, de fraca a moderada intensidade.

 

Fim de semana no Rio de Janeiro

O primeiro fim de semana de 2021 é com alerta para chuva forte e volumosa no estado do Rio de Janeiro.

 

No sábado, o predomínio é de céu nublado e chuva ao longo do dia em todo estado. A chuva deve ser volumosa em vários locais, incluindo o Grande Rio, e há risco de alagamentos e transbordamento de córregos.

 

Durante o domingo, a situação ainda é de alerta para chuva volumosa no Norte/Noroeste Fluminense e na região Serrana. Na região da cidade do Rio de Janeiro e nas outras áreas do estado do Rio, o primeiro domingo de 2021 será com muitas nuvens, algumas aparições de sol e chuva a qualquer hora, mas sem temporais.

 

Previsão para o fim de semana em Minas Gerais

O primeiro fim de semana de 2021 será com tempo instável e condições para chuva em todas as regiões do estado de Minas Gerais.

 

Durante o sábado, a Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata mineira e o Vale do Rio Doce terão muita nebulosidade, chuva a qualquer hora, que pode ser de forte intensidade em alguns momentos. As outras regiões do estado terão períodos com sol e as pancadas de chuva tendem a acontecer principalmente à tarde e à noite, mas há risco de chuva forte.

 

Para o domingo, a previsão é de que as áreas de instabilidade se intensifiquem sobre Minas Gerais.

 

O tempo fica mais instável e chove ao longo do dia na maioria das áreas de Minas, incluindo Belo Horizonte, há risco de chuva forte em todas as áreas de mineiras. Mas o alerta especial é para chuva volumosa na Grande Belo Horizonte e também na Zona da Mata mineira. No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e na divisa com a Bahia, a tendência é de que chova principalmente à tarde e à noite.

 

Previsão para o Espírito Santo

O tempo fica instável no Espírito Santo no primeiro fim de semana de 2021. A passagem da frente fria deixa áreas de instabilidade que vão provocar chuva em todo estado durante o sábado. Ainda ocorrem em alguns momentos com sol, mas chove a qualquer hora e há risco de chuva forte inclusive na Grande Vitória

 

Durante o domingo, o tempo vai ficar mais instável. O dia é chuvoso no sul capixaba e a chuva poderá causar problemas para a população. Em Vitória e nas outras áreas do Espírito Santo também chove várias vezes e há risco de chuva moderada a  forte.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias