Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Serra do mar em atenção para deslizamentos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Augusto Ayres, São Sebastião, SP, em 11/3/19

2 min de leitura

Oferecido por

 

Trechos da Serra do mar acumularam grandes volumes de chuva nos três primeiros dias de Janeiro. O solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos de terra. Segundo a concessionária Tamoios, alguns locais acumularam 70mm e a cota para fechamento, por causa do risco de queda de barreiras é de 100 mm. 

 

Em função da diminuição da chuva nesta segunda-feira, o trecho de serra da rodovia dos Tamoios saiu do risco de fechamento. Mas é preciso ter atenção porque a situação de risco pode voltar, pois há previsão de mais chuva esta semana

 

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre o litoral de São Paulo, mesmo assim pancadas de chuva vão acontecer durante quase toda a semana. Nesta terça-feira, 5 de janeiro, só não há previsão de chuva para Baixada Santista e para o Litoral Sul paulista, mas o Litoral Norte poderá ter alguma chuva. 

 

Confira quanto choveu nos últimos 4 dias em alguns locais do litoral paulista, de acordo com o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

 

Ubatuba/Marafunda: 292,4 mm (média de chuva normal para janeiro é de 312 mm)

Ubatuba/centro: 249,1 mm

Cubatão/Cota 200: 173,6 mm

Praia Grande/Cidade da Criança: 169,4 mm

Caraguatatuba/Rio Claro: 169,1 mm

 

Na situação atual, com o solo já encharcado em vários trechos da Serra do Mar, não é preciso ocorrer um temporal para começar um deslizamento ou uma queda de barreira. Pancadas de chuva moderadas podem desencadear um desmoronamento.

 

Quem usa frequentemente o sistema Tamoios para acessar o litoral paulista deve ficar atento aos avisos da concessionária nos próximos dias por que o risco de queda de barreira não pode ser descartado.

 

 

Foto de Augusto Ayres, São Sebastião, SP, em 11/3/19

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias