Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção com excesso de chuva em Juiz de Fora(MG)

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Fábio Jacob, Juiz de Fora (MG) em 2/1/2020

3 min de leitura

Foto de Fábio Jacob, Juiz de Fora (MG) em 2/1/2020

 

O volume de chuva que vem caindo sobre a região de Juiz de Fora(MG) desde novembro de 2020 impressiona e já é motivo de preocupação. A chuva dos meses de novembro e dezembro já superou a média e o mesmo aconteceu agora em janeiro.


Considerando o total de chuva acumulada na medição da estação automática de Juiz de fora, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 13 dias de janeiro de 2021, já choveu 373 mm, o que corresponde a 16% acima da média histórica.


Em dezembro de 2020 o acumulado foi de 393 mm, 24% acima da média histórica para o mês. Novembro de 2020 fechou com 336 mm, 58% acima da média.

 

juizdefora


A situação é preocupante, pois com o excesso de chuva, o solo já está encharcado muito antes do fim do verão.


Se somarmos apenas as diferenças em relação à média, vamos descobrir que, em 13 dias, Juiz de Fora já acumula “um março” a mais de chuva. A soma dos milímetros de “chuva a mais” de 1 de novembro até 13 de janeiro de 2021 é de 212 mm, pouco menos do a média de chuva para março, que é de aproximadamente 225 mm.

 

Expectativa até o fim do verão

 

A chuvarada deu uma trégua nessa semana para a região. Ela não parou completamente, mas os volumes acumulados desde o dia 12 estão mais baixos. Essa situação persiste na maior parte desta próxima quinzena. Vai voltar a chover de forma mais volumosa no final do mês, aproximadamente entre os dias 25 e 30 de janeiro.

 

Em fevereiro o volume de chuva será mais reduzido e o mês deve terminar com chuva abaixo do normal. O mês deve começar com a presença de uma onda de calor e os volumes de chuva mais expressivos devem ser registrados na segunda quinzena do mês. Já em março, a situação será inversa. A expectativa é de uma primeira quinzena mais chuvosa e com diminuição dos volumes no fim do mês.

 

O verão termina oficialmente no dia 20 de março de 2021, às 6h30(horário de Brasília).

 

+ mais notícias