Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

2020 foi o quinto ano mais quente já registrado nos EUA

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Silverado Fire over city 2020 - Istock

 

Foi um ano extraordinário para eventos meteorológicos e climáticos nos Estados Unidos: a nação sofreu desastres sem precedentes de 22 bilhões de dólares em 2020.  

Um número recorde de tempestades tropicais nomeadas se formou no Atlântico, com um recorde de 12 aterrissando. O país também teve seu ano mais ativo de incêndios florestais já registrado, devido às condições muito secas no oeste e às temperaturas excepcionalmente altas que atingiram grande parte do país. 

Aqui está uma recapitulação do Clima e dos eventos climáticos extremos nos EUA em 2020, de acordo com cientistas dos Centros Nacionais de Informações Ambientais da NOAA .

 

Clima em números: Desastres de bilhões de dólares em 2020

 

No ano passado, os  EUA experimentaram um recorde de 22 desastres climáticos que mataram pelo menos 262 pessoas e feriram mais dezenas:

 

1 evento de incêndio florestal (incêndios florestais ocidentais com foco na Califórnia, Colorado, Oregon e Washington);
1 evento de seca e onda de calor (verão / outono no oeste e centro dos EUA);
3 surtos de tornado (incluindo o tornado de Nashville e o surto de Páscoa); 
7 ciclones tropicais (Hanna, Isaias, Laura, Sally, Delta, Zeta e Eta); e
10 eventos climáticos severos (incluindo o meio-oeste e tempestades de granizo no Texas).

 
Os danos causados ​​por esses desastres ultrapassaram US $ 1 bilhão cada e totalizaram aproximadamente US$ 95 bilhões para todos os 22 eventos.

 

mapaEUA

Mapa dos Estados Unidos traçado com os locais e datas para o tempo recorde de 22 bilhões de dólares e desastres climáticos que afetaram o país em 2020. (Veja o texto do artigo e o link do relatório da NCEI para obter detalhes sobre cada evento.) (NOAA NCEI )

 

 

O extremamente ativo 2020 no Atlântico foi uma temporada de furacões que produziu um número sem precedentes de 30 tempestades nomeadas, com 12 tornando a terra firme nos EUA continental.

 

O custo dos sete sistemas tropicais foi de aproximadamente $ 40,1 bilhões, mais de 42% do preço total do desastre de US $ 1 bilhão em 2020. O ano passado também foi o ano de incêndio florestal mais ativo já registrado no Ocidente. Os três maiores incêndios florestais da história do Colorado ocorreram em 2020 , com a Califórnia registrando cinco dos seis maiores incêndios florestais de sua história. 

 

Em todos os EUA, incêndios florestais queimaram quase 10,3 milhões de acres durante 2020, excedendo o 2000-2010 em média 51%. Esta foi a maior área plantada consumida nos Estados Unidos desde pelo menos 2000. Desde 1980, os EUA sofreram 285 desastres climáticos e climáticos de bilhões de dólares que ultrapassaram US$ 1,875 trilhão em danos totais até o momento.

 

Ano inteiro de 2020 

 

A temperatura média nos EUA contíguos em 2020 era de 54,4 graus F (2,4 graus acima da média do século 20), tornando 2020 o quinto ano mais quente já registrado. Todos os cinco anos mais quentes nos EUA ocorreram desde 2012, de acordo com cientistas da NOAA dos Centros Nacionais de Informações Ambientais da NOAA.

 

Dez estados nas regiões sudoeste, sudeste e costa leste tiveram seu segundo ano mais quente já registrado. Não houve áreas com temperaturas anuais abaixo da média observadas nos 48 estados do Baixo durante 2020. No Alasca, apesar das temperaturas de 1,5 graus F acima da média de longo prazo, o estado viu seu ano mais frio desde 2012.

 

A precipitação nos EUA contíguos totalizou 30,28 polegadas (0,34 polegada acima da média), o que colocou 2020 no terço intermediário do recorde climático de 126 anos. 

Nevada e Utah foram os mais secos já registrados, com o Arizona e o Colorado em segundo lugar . Por outro lado, a Carolina do Norte registrou seu segundo ano mais chuvoso, com a Virgínia tendo o terceiro ano mais chuvoso.

 

De acordo com o Monitor de Secas dos EUA, 2020 terminou com condições de seca extremas e excepcionais envolvendo cerca de 22% da área contígua dos EUA - a maior extensão desde agosto de 2012.

 

Encontre os relatórios climáticos da NOAA e baixe as imagens do site de monitoramento climático do NCEI .

 

Leia também: 2020 ano mais quente já registrado para a Europa 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias