Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para chuva muito volumosa sobre o Vale do Ribeira 

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A chegada de uma frente fria ao litoral paulista combinada com a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, gerou fortes áreas de instabilidade sobre várias áreas do centro-oeste e sul do estado de São Paulo. Volumes de chuva extremamente elevados foram acumulados em poucas horas, com potencial para enchentes e grandes alagamentos em centros urbanos.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 155,2 mm de chuva na região de Iguape acumulados em 24 horas, entre 8 horas de 18 de janeiro e 8 horas de 19 de Janeiro.

 

Na região de Peruíbe, no litoral sul Paulista, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou aproximadamente 255 mm de chuva no centro da cidade em apenas 6 horas! Esse volume de chuva foi extremamente elevado e representa quase a chuva do mês de janeiro em poucas horas.

Confira outros volumes de chuva elevados registrados pelo Cemaden no sul do estado de São Paulo, no período de 24 horas, entre aproximadamente 8h30 do dia 18 e 8h30 de 19 de janeiro de 2021.

      

Peruíbe/ parque do Trevo: 223,1 mm

Itanhaém/ balneário Gaivota: 213 mm

Registro: 148,5 mm

Iguape/ rua major Rebello: 168,2 mm

Eldorado/ centro: 126,2mm

Cananéia/ centro: 125,3 mm

Miracatu /rua Waldemar Lopes: 115,1 mm

 

 

SP_temporais no sul do estado 18-1-2021

Imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostram nuvens muito carregadas (manchas em vermelho) sobre SP

 

 

Previsão

 

 

Nessa terça-feira (19) uma frente fria que atua no oceano, ao largo da costa sul do Brasil juntamente com a presença de áreas de baixa pressão entre o litoral sul de São Paulo e o interior, como indica a figura abaixo.

 

mapafflit

 

Muitas instabilidades vão se formar sobre toda a faixa que vai desde o Mato Grosso do Sul até o litoral. No litoral sul de São Paulo, no litoral do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, incluindo a costa norte catarinense e o Vale do Itajaí, a condição é mais crítica devido à umidade que chega do oceano. Já choveu muito nessas áreas e a previsão é de mais chuva.

 

Até sábado, há indicação de elevados volumes de chuva entre o sul de São Paulo e o nordeste de Santa Catarina. A previsão é de acumulados entre 150 e 200mm. Veja na imagem abaixo:

 

acumulado_sul

 

Os maiores volumes de chuva devem acontecer entre hoje e amanhã, dias 19 e 20 de janeiro como indicado abaixo.

 

acumulado_sul_A

Acumulado de chuva nesta terça-feira, dia 19 de janeiro

 

Desde o último fim de semana a chuva vem acumulando volumes significativos nessas áreas. Assim essa previsão de mais chuva volumosa até o dia 20/01 com risco de transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

 

acumulado_sul_B

Acumulado de chuva na quarta-feira, dia 20 de janeiro

 

Veja também: Chuva desta semana deve causar transtornos para SC e PR

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias