Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Entenda por que o calor aumentou tanto no Sudeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Com a falta de nebulosidade, de chuva e de ventos frios de origem polar, o ar esquentou muito sobre a Região Sudeste,  permitindo a ocorrência de temperaturas excepcionalmente altas. As capitais São Paulo, Rio De Janeiro e Vitória registraram novos recordes de calor para 2021 na sexta-feira, 29 de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro registrou 40ºC.

 

Janeiro normal

Muita nebulosidade, períodos com sol, pancadas de chuva quase sempre à tarde e à noite, muitas delas de forte intensidade e aquela sensação de abafamento constante, por causa do predomínio de ar quente e úmido. Essas são as características básicas de um Janeiro na região Sudeste do Brasil.

 

Foto de Marcos Pristo, Rio de Janeiro (RJ)

 

Semana fora do padrão

Mas a última semana de Janeiro de 2021 ficou bastante fora desse padrão nos estados do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais. As pancadas de chuva ficaram basicamente concentradas no estado de São Paulo, que teve muitos temporais, inclusive sobre a capital paulista. Mesmo com essas pancadas de chuva, o ar também ficou mais quente sobre São Paulo na última semana de Janeiro.

 

Por que tanto calor no Sudeste?

A falta de chuva, o calorão e os temporais são efeitos dos mesmos sistemas meteorológicos que ganharam  força sobre o Sudeste do Brasil na última semana de Janeiro de 2021.

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica porque tanto calor na Região Sudeste e também mostra algumas mudanças no tempo que vão acontecer no começo de fevereiro e quando uma frente fria vai conseguir chegar até a Região Sudeste. Confira!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias