Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva de janeiro de 2021 bate recorde em Santa Catarina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Lucas Vasconcelos, Florianópolis (SC)

5 min de leitura

Oferecido por

A chuva de janeiro de 2021 foi muito volumosa em algumas regiões de Santa Catarina e bateu recordes, de acordo com o balanço pluviométrico feito pelos meteorologistas do Epagri-Ciram, órgãos de monitoramento climático e ambiental do governo catarinense.

 

Janeiro de 2021 foi marcado por muita instabilidade sobre a Região Sul do Brasil que ocasionaram vários eventos de tempestades também sobre Santa Catarina. Em alguns dias, a prolongada circulação de vento marítimo contribuiu para manter a atmosfera muito úmida, gerando maior disponibilidade de umidade especialmente sobre o Litoral Norte de Santa Catarina e a região do Vale do Itajaí.  

 

 

Média de chuva normal para janeiro em SC

 

 A chuva de janeiro de 2021 ficou acima da média histórica para o mês em todas as regiões catarinenses. Segundo cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a média de precipitação na região do Litoral Norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, varia de 250 mm a 300 mm. No sul e centro-oeste do estado, a média fica entre 175 mm e 200 mm. Nas demais regiões do estado, a precipitação média para janeiro fica entre 200 e 250 mm.

 

 

Média Climatológica de precipitação em janeiro no Sul do Brasil (INMET)

 

 

 

Janeiro de 2021 teve chuva acima da média em SC

O mapa abaixo mostra a anomalia de precipitação em janeiro de 2021 no estado de Santa Catarina. A anomalia é a diferença em relação a um valor médio de referência. No mapa, os tons em azul, rosa e roxo representam anomalias de precipitação positivas (choveu mais do que o normal). 

 

 

Anomalia de precipitação em SC em janeiro de 2021 (Epagri-Ciram)

 

 

De acordo com o Epagri-Ciram, no Litoral Norte e na Grande Florianópolis as anomalias de chuva ficaram acima de 200 mm. Isto quer dizer que choveu mais de 200 mm acima da média climatológica. Em algumas localidades choveu mais que o dobro da média climatológica de janeiro, que varia de 200 a 250mm. As maiores anomalias de chuva (acima de 300 mm) ocorreram em Florianópolis e entre Joinville e Garuva.  A anomalia de precipitação ficou acima de 100 mm em muitas áreas do interior e no Litoral Sul catarinense. 

 

 

Mais de 500 mm acumulados no mês

Na região entre Joinville e Garuva o total de chuva acumulado em janeiro de 2021 ficou acima de 500 mm. Na região de Schroeder e na Grande Florianópolis choveu mais de 600 mm ao longo do mês

 

Total de chuva em SC em janeiro de 2021 (Epagri-Ciram)

 

 

Confira alguns volumes de chuva excepcionais que foram registrados sobre Santa Catarina em janeiro de 2021, segundo o Epagri-Ciram

 

Florianópolis: 686,4mm - recorde mensal absoluto, sendo que o recorde anterior era de janeiro de 2018, com 652,0 mm; 

Urupema: 391,2 mm - recorde mensal absoluto na região;

Urubici: 340 mm - recorde para o mês de janeiro;

Rancho Queimado: 445,6 mm- recorde para o mês de janeiro;

 

 

Chuva mal distribuída em janeiro

Janeiro de 2021 terminou com chuva acima do normal e recordes de precipitação em Santa Catarina, mas a chuva foi mal distribuída. A primeira quinzena de janeiro foi com pouca chuva, com totais inferiores a 75 mm na maioria das áreas do interior catarinense, pela medição do Epagri-Ciram. Mas entre Joinville e Garuva, no entanto, os totais superaram os 200 mm na primeira quinzena do mês. 

 

 

Chuva em SC na primeira quinzena de janeiro de 2021 (Epagri-Ciram)

 

 

Já na segunda quinzena, na semana entre 17 e 25 de janeiro, a chuva caiu com força especialmente sobre Florianópolis, que acumulou mais de 250 mm.

 

 

Chuva em SC na segunda quinzena de janeiro de 2021 (Epagri-Ciram)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias