Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Energia solar no Pará ultrapassa 100 megawatts

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Pará acaba de ultrapassar a marca de 100 megawatts (MW) operacionais de energia solar instalada em telhados e pequenos terrenos. A região ocupa a décima terceira posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

 

O estado paraense possui atualmente 9.004 sistemas em operação, que abastecem 10.893 consumidores, espalhados por 129 cidades. Ou seja, 89,6% dos 144 municípios paraenses já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.
 
Um dos destaques do Pará é o município de Belém, que lidera a geração fotovoltaica no estado com 15,3 MW operacionais e 0,3% de toda a produção nacional no Brasil nesta modalidade.
 
Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a região é estratégica no país para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica.

 

“O estado paraense possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de todo o território”, comenta.

 

Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica tem função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos os estados brasileiros.

 

“A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.

 

Leia também: Quanto de água é usada para produzir coisas

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias