Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ambição ambiental e papel da América Latina na COP 26 

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Conexão CDP 2021, Caminhos para Glasgow, será realizado online, no dia 10 de fevereiro

4 min de leitura

Oferecido por

O Reino Unido hospedará a COP26, em Glasgow, entre os dias 1 e 12 de novembro de 2021. À medida que se entra nesta década crítica de ação climática - e tendo como pano de fundo a pandemia da COVID-19 ainda em curso - esta cúpula está prestes a ser um dos eventos climáticos mais importantes desde o Acordo de Paris de 2015 e a América Latina representa uma parte importante desse cenário. 

 

 

América latina: menor emissor, maior impactado

Os países da América Latina, apesar de não estarem entre os maiores emissores de gases de efeito estufa (representam aproximadamente 10% da emissão global), estão localizados nas regiões do globo terrestre que apresentam os maiores impactos derivados das mudanças climáticas. Justamente, é nesse grupo de países que está um dos maiores reservatórios de biodiversidade, água doce e potencial energético do mundo.

 

A área é um bloco de oportunidades. Tendo em vista tal conjuntura, como é possível construir um futuro mais sustentável, resiliente, com emissão zero de carbono e com uma transformação econômica que funcione para as pessoas e o planeta?

Isso não é uma tarefa simples, porém, também não impossível. É preciso um trabalho conjunto.

 

Governos precisam ampliar os níveis de ambição anunciando suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), e estas devem ser ambiciosas e feitas o mais rápido possível. Empresas, cidades e investidores devem manter o ímpeto e continuar divulgando seus dados ambientais, expandindo suas metas de redução de emissões com base na ciência para toda a sua cadeia de suprimentos e fornecendo cada vez mais energia renovável. Essas são algumas das ações a serem tomadas.

 

 

Conexão CDP 2021

O Conexão CDP 2021, Caminhos para Glasgow - ambição ambiental e papel da América Latina para COP 26, tem por objetivo trazer especialistas e apresentar um panorama de empresas, cidades e investidores para a região agora e para os próximos 10 anos; o papel de cada um para reverter os efeitos das mudanças climáticas e impedir um colapso ambiental global; e as oportunidades e próximas ações para cada setor.

 

Pela primeira vez, devido às circunstâncias, o evento será online, realizado no dia 10 de fevereiro das 14h às 16h (GMT-3, Brasília), com inscrições gratuitas  e tradução simultânea de português e espanhol. 

 

 

Agenda

14:05Abertura 

Lauro Marins, Diretor Executivo, CDP Latin America e Sonia Consiglio Favaretto, Vice-Presidente do Conselho do CDP LA, Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil e Pioneira dos ODS para o Pacto Global.

 

14:10 – Painel Caminho para Glasgow, ambição ambiental e papel da América Latina para COP 26.

Participantes: Rodrigo Perpétuo, Diretor Iclei América do Sul; Francisco Suarez,  Diretor de Equity Research | Cimento e construção, imóveis, infraestrutura, ESG-LatAm; Viridiana Hernández Torija| Gerente Divisional ESG - Sustentabilidade, Walmart México.  Moderadora: Andreia Coutinho, jornalista

 

15:10 – Resultados obtidos pelo CDP no último ciclo de reporte com foco na América Latina e o reconhecimento de empresas e cidades A-List.

 

15:50 – Encerramento


Fonte: imprensa CDP

 

Leia e ouça também

 

Quanta água é usada para produzir coisas?

 

3º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias