Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais chuva em Minas Gerais e Espírito Santo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Lucas Nunes - Vila Velha - ES

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Lucas Nunes - Vila Velha - ES 

 

A passagem de uma frente fria estimulou a convergência de umidade sobre a Região Sudeste e muitas áreas de instabilidade se formaram sobre Minas Gerais e sobre o Espírito Santo no fim de semana.

 

As condições particulares de relevo e a grande concentração de umidade provocaram chuva prolongada, forte e persistente por várias horas. O grande volume de chuva também provocou alagamentos.

 

Volumes acumulados em Minas Gerais

 

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), nas últimas 48 horas choveu aproximadamente 150 milímetros na estação Retiro, em Contagem e 160mna estação Brasileia, em Betim.

 

No mesmo período, outros locais também registraram elevados volumes de chuva. Na capital Belo Horizonte, o órgão registrou 188,5 milímetros na estação da Pampulha e 150 milímetros na estação AC Jaragua.

 

Em Vespasiano também choveu muito! A estação Santa Clara I registrou 141 milímetros. Na cidade de Sabará, choveu 121,5 milímetros e em Ibirité, 130 milímetros. 

 

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em sua página na internet informou que no período de 9h da manhã do dia 07/02 até 9h da manhã desta segunda-feira 08/02, a cidade de Sete Lagoas, acumulou aproximadamente 113 milímetros. 

 

Volumes acumulados no Espírito Santo 

 

A chuva também alcançou o estado do Espírito Santo. De acordo com o Cemanden - na cidade de Serra, na estação do centro, o acumulado de chuva no período de 06 de fevereiro até 14h de hoje, dia 08 de fevereiro, choveu 145,3 milímetros. Na mesma cidade, na estação Serra Dourada II, choveu mais, 150 milímetros. No mesmo período, 121 milímetros em Santa Tereza e 120 na cidade de Venda Nova do Imigrante.

 

Outras cidades, como Ibitirama 172 milímetros e Vila Velha, 102,3 milímetros acumularam volumes muito expressivos. Na capital capixaba, a chuva apertou nas últimas horas. A estação Romão acumulou, 112,3, a Santa Luzia, 107 e a Mário Ciprests, 90,2 milímetros.  

 

Terça- feira instável

 

As condições do tempo já estão complicadas por conta da chuvarada que vem caindo nos últimos dias na maioria das regiões de Minas Gerais e Espírito Santo e nesta terça-feira a previsão indica mais chuva para os dois estados. 

 

Muitas áreas de instabilidade continuam ativas sobre o centro-leste e norte de Minas Gerais e em todo o estado do Espírito Santo. Nestas áreas, o alerta é para temporais nesta terça-feira, 09 de fevereiro.

 

Nas demais áreas do estado de Minas Gerais, exceto o triângulo mineiro, as condições são para pancadas de chuva moderadas a fortes com raios e ventos. 

 

acum_MGA

A figura mostra que nas áreas em vermelho e roxo onde se concentram os maiores volumes nesta terça-feira, 9 de fevereiro

 

 

A situação em Minas Gerais e Espírito Santo é crítica, pois choveu acima do normal em muitas localidades para um período curto de dias. Só para se ter um ideia, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a média de chuva para Belo Horizonte em fevereiro é de 181,4 mm. Os solos já estão com muita água acumulada, por isso, o risco de deslizamentos é alto. Nesta terça-feira,  não se descarta  alagamentos e transbordamento de córregos em algumas áreas mineiras.

 

Próximos dias

 

A tendência é que a instabilidade perca força a partir de quarta-feira. Ainda há condições para chuva, mas o sol já vai conseguir aparecer por mais horas ao longo do dia. Uma massa de ar seco vai voltar a predominar em parte de Minas Gerais e no Espírito Santo até o final desta semana.

 

acumu_mh

Observe o mapa de chuva prevista para quarta-feira, 10 de fevereiro. A intensidade da chuva começa a diminuir sobre as áreas mineiras e capixabas em relação aos últimos dias

 

 

Leia também: Tempestade do domingo deixou Grande BH debaixo d´água

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias