Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Óbitos por raios no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Sendo o país que lidera em ocorrência de descargas elétricas, com 78 milhões de incidências, o Brasil também se destaca em quantidade de mortes devido à queda de raios, ocupando o 7º lugar mundial. A orografia e extensão territorial são muito favoráveis para que haja formação de nuvens convectivas, responsáveis pelas tempestades com descargas elétricas.

01

Fonte: INPE/ELAT

 

Segundo o infográfico produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe), imagem acima, até 2019 o Brasil registrou 2.194 mortes devido às descargas elétricas e cerca de 43% dessas mortes ocorreram durante o verão. Os dados estatísticos levantados pelo ELAT, mostraram que a chance de uma pessoa morrer atingida por um raio no Brasil é de uma em 25 mil, embora pareça uma chance pequena, para esclarecer, o coordenador do ELAT comparou essa probabilidade com a de um ser humano ser mordido por um cachorro que é uma em 100 mil e ainda ressaltou que as chances aumentam em até 2,5 vezes se a pessoa estiver desprotegida em uma área descampada durante uma tempestade, que costuma produzir cerca de três raios por minuto, sendo assim em 30 minutos a probabilidade de morrer atingido por um raio foi de uma em 25 mil para uma em 10 mil.

 

A primavera e o verão representam juntos 76% dos casos, dando destaque para a região sudeste com total de 327 mortes. Essas estações, por serem as mais quentes, proporcionam uma maior facilidade na formação de nuvens de tempestade, devido às temperaturas mais elevadas e a umidade disponível, variáveis fundamentais para alimentar uma nuvem e a formação de raios. Além disso, dados do Inpe destacam que o número aumenta significativamente em anos de El Niño e La Niña. Isso pode ser visto em notícias como:

 02

 03

Aqui temos um destaque feito pelo ELAT, que apesar da média ser 110 mortes por ano, existem dados que comprovam que cerca de 300 pessoas sobrevivem as descargas todo ano. Além desse destaque, é válido ressaltar que por ocorrerem em conjunto com tempestades, outros desastres também acontecem como enchentes, deslizamentos, quedas de energia e de árvores, entre outros danos que trazem prejuízos públicos e privados para a população.

 

Empresas que precisam de funcionários efetuando trabalho de campo estão cada vez mais utilizando serviços de monitoramento e alerta sobre o tempo, como o SMAC -Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo, visando a segurança dos funcionários e a otimização do tempo nas operações efetuadas no dia a dia. Essa plataforma tem sido adotada por grandes empresas de mineração, construção civil, portuárias, entre outras, isso devido a, não só um melhor desempenho em seus cronogramas, mas também para evitar acidentes fatais.

 

Mais notícias relacionadas ao tema são encontradas em:

 

https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/05/campinas_e_rmc/935366-rmc-tem-17-mortes-causadas-por-raios.html

 

https://super.abril.com.br/especiais/brasil-o-pais-dos-raios/

 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/acervo/geral/audio/2017-09/raios-atingem-300-pessoas-no-brasil-por-ano-maioria-das-mortes-poderia-ser/

 

https://sciam.com.br/os-numeros-surpreendentes-de-mortes-por-raios-no-brasil/

 

Por Jéssica Mendes, meteorologista da Climatempo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias